Ubiquity: uma nova forma de interagir com o browser

Para os utilizadores assíduos do Firefox (aqui na Páginas Amarelas temos alguns), existe uma ferramenta que poderá mudar a forma como interagimos com o browser.

Trata-se de um addon chamado Ubiquity, feito pelos geeks que vivem nos Mozilla Labs.

Esta ferramenta propõe uma forma diferente de interagir com a Web: em vez de navegar com o rato, da forma tradicional, passamos a escrever o que queremos utilizando a nossa linguagem natural. Pode parecer estranho ao início, mas aconselhamos vivamente a ver o vídeo de apresentação para perceber melhor do que se trata:


Ubiquity for Firefox from Aza Raskin on Vimeo.

A qualquer altura podemos fazer CTRL+SPACE para chamar a consola e escrever comandos simples tais como “email a minha mensagem amigo@emails.com” para abrir directamente o Gmail com uma nova mensagem, ou ainda “map rua onde moro” para mostrar imediatamente um Google Map com a minha morada. Existem dezenas de comandos extremamente úteis e que podem acelerar a apresentação de qualquer informação no browser de Internet.

Se por defeito o Ubiquity vem carregado de comandos que nos permitem pesquisar no Google, Amazon, Yelp, entre muitos outros, faria todo o sentido podermos igualmente pesquisar em pai.pt. Ora, alguém já pensou nisso e pôs mãos à obra. Sofia Cardita, blogger em pencilcode.com, escreveu um comando para o Ubiquity que nos permite isso mesmo. Obrigado Sofia!

Caso tenha já instalado este addon, pode agora adicionar o comando PAI através deste link:

Ubiquity: pesquisa Páginas Amarelas

Outros comandos úteis para adicionar ao Ubiquity:

One thought on “Ubiquity: uma nova forma de interagir com o browser

  1. Realmente é um conceito interessante. Comecei a usar, mas no dia a dia é preciso lembrar-me que ele existe, por ser tão diferente pode cair no esquecimento. Vamos tentando.

Leave a Reply