Top 5 aplicações Twitter

Há algum tempo falámos um pouco sobre o Twitter, e prometemos na altura dar mais algumas dicas sobre outras formas de utilização deste serviço. O sucesso do Twitter não tem apenas a ver com a plataforma principal em twitter.com. Tem muito a ver com toda a comunidade de utilizadores e programadores que aproveitaram a sua grande abertura e facilidade de integração através de APIs para desenvolver novas aplicações e novas funcionalidades para os mais diversos fins.

O que propomos aqui é uma pequena lista das nossas 5 aplicações Twitter favoritas. A lista poderia ter muitas páginas, já que o ritmo a que se desenvolvem coisas novas todos os dias é difícil de acompanhar. Esperemos que seja útil para si. E fica aqui prometido que depois de um top 5 talvez venha um top 10 😉

1. Twitterfeed – http://twitterfeed.com

Esta é uma ferramente muito útil principalmente para bloggers. O que faz é muito simples e pode facilitar-nos bastante a vida: envia twits automáticos para a sua conta Twitter com base num feed RSS/Atom configurado por si. Muito complicado? Então imagine que tem um blog. Muito provavelmente o seu blog disponibiliza um feed RSS (uma lista de todos os seus posts em formato XML), e esse feed tem um endereço (um URL). Basta inserir esse endereço no Twitterfeed, e já não terá de se preocupar em ir ao Twitter avisar todos os seus amigos de que tem um novo artigo no seu blog – tudo isso passa a ser automático.

2. Twitpic – http://twitpic.com

Quem utiliza clientes Twitter como o Twhirl ou o TweetDeck poderá já conhecer o Twitpic. Esta ferramenta está totalmente integrada com a sua conta Twitter – para entrar pode utilizar o mesmo login/password. O que faz é permitir o envio de imagens cujo URL é automaticamente convertido num short URL, e ao mesmo tempo enviado num twit juntamente com a sua mensagem, evitando que todo esse processo tenha que ser efectuado “à mão”.

3. Twitturly – http://twitturly.com

Uma óptima ferramenta de pesquisa. Esta aplicação pesquisa automaticamente todos os URLs presentes em todo o universo Twitter e apresenta um ranking em tempo real. A cada URL “apanhado” é atribuído um voto. Quanto mais votos um determinado endereço tiver nas últimas 24h, maior será o seu ranking no top 100. Por simples curiosidade, ou se quiser monitorizar o sucesso do seu site, o Twitturly faz muito bem o seu trabalho.

4. Hashtags – http://hashtags.org/

Antes de mais talvez seja melhor clarificar o conceito de hashtags no Twitter. Se por acaso era um utilizador do IRC, lembra-se com certeza dos canais que começavam sempre por um #. No Twitter a ideia é a mesma – agrupar todos os twits relacionados com um determinado assunto numa espécie de canal ou grupo. Para isso basta adicionar #nome_do_canal antes da mensagem. Desta forma será mais fácil fazer o rastreamento de determinados temas. Para utilizar o Hashtags, basta seguir @hastags para que a aplicação comece a fazer o tracking das suas mensagens. Agora se quiser enviar um twit sobre o escândalo do freeport, por exemplo, adicione #freeport antes da mensagem e será mais fácil para todos encontrá-lo. Da mesma forma poderá também pesquisar facilmente por diversos assuntos utilizando as #hashtags.

5. Twe2 – http://twe2.com/

Alertas Twitter por SMS em Portugal, finalmente! Não sabemos quando é que o Twitter irá estabelecer parcerias com as operadoras portuguesas, por isso enquanto esperamos podemos utilizar o Twe2. Poderá receber todas as mensagens directas e todos os replies @ no seu telemóvel, a custo zero. No entanto, para conseguir manter o serviço gratuito é sempre enviado um pequeno anúncio depois de cada SMS recebida. Mas é também um pequeno preço a pagar para uma funcionalidade tão útil.

Não se esqueça que pode seguir a Páginas Amarelas no Twitter, fique a par de todas as nossas novidades em tempo real.


Pesquisas relacionadas: Serviços de Informática

2 thoughts on “Top 5 aplicações Twitter

Leave a Reply