Pesquisar na Internet

A quantidade de informação presente na internet tem aumentado exponencialmente ao longo dos últimos anos mas esta quantidade não tem sido devidamente acompanhada pela qualidade, o que torna cada vez mais difícil encontrar o que procuramos, com uma simples pesquisa na internet.

No entanto existem alguns atalhos para chegarmos à informação que pretendemos de forma mais rápida e credível.

Ser específico

Quanto mais específicos, no momento da pesquisa, maiores são as probabilidades de encontrarmos o que pretendemos. Se estamos à procura de oftalmologistas em Lisboa, a primeira opção será fazer uma pesquisa local, como por exemplo: oftalmologistas Lisboa e não pesquisar apenas por oftalmologistas.
oftalmologistas lisboa - Pesquisa

Refinar

Mesmo especificando, muitas vezes não conseguimos de imediato a informação que pretendemos. Temos então de ser específicos e objectivos, sendo que para isso devemos limitar a pesquisa às palavras que correspondem exactamente à informação que queremos – por exemplo: para encontramos Restaurantes em Cascais, vamos colocar os termos entre aspas: “Restaurantes Cascais”

Neste caso, e para quem quer obter informação sobre Restaurantes em Cascais e não sobre Hotéis em Cascais como ‘estranhamente’ surge nos resultados, temos de subtrair essa possibilidade, para tal a pesquisa será: “Restaurantes Cascais” –hoteis
-restaurantes Cascais- -hoteis - Pesquisa

Credibilidade

Acreditamos que no futuro as pesquisas, para além dos termos a pesquisar vão incluir uma marca que transmita credibilidade e será cada vez mais comum realizarmos uma pesquisa do tipo: Restaurantes Cascais pai.pt
restaurantes Cascais PAI PT
Que outras formas usas para pesquisar na Internet de forma eficaz?

Entretanto, mas fácil ainda, encontra contactos de empresas em Portugal de A a Z

2 thoughts on “Pesquisar na Internet

  1. “…para quem quer obter informação sobre Restaurantes em Cascais e não sobre Hotéis em Cascais como ‘estranhamente’ surge nos resultados…”

    – Estranhamente? Os hotéis têm restaurantes que estão abertos ao público. Se calhar é por isso que aparecem nos resultados, não?

  2. Caro utilizador, muito obrigado pelo seu comentário.

    As nossas dicas têm como base a análise do comportamento que os utilizadores têm manifestado ao fazer pesquisas na internet. De acordo com as estatísticas verificámos que a grande maioria das pessoas pesquisa “restaurantes” para encontrar mesmo restaurantes. Por esse motivo, em pai.pt, quando um Hotel tem um restaurante aberto ao público, o mesmo encontra-se na categoria de restaurantes!

Leave a Reply