Noite de São João – Santos populares 2010

Se gostaste das sardinhas assadas, dos bailaricos, dos manjericos e de toda a cultura bairrista que presenciaste no decorrer da noite de Santo António então continua a celebração dos Santos Populares e ruma para o norte do país, onde na noite de 23 para 24 de Junho se comemora o São João no Porto 2010!

Segue as nossas sugestões para a noite de São João e  tira o máximo proveito desta noite, que se espalha pelos quatro cantos da cidade e só termina ao nascer do sol.

Sugestões para as Festas de São João

Como a noite vai ser de muita fólia, recomendamos-te a deixares o teu carro em casa e a deslocares-te de transportes para o Porto, assim evitas ter de conduzir, até porque as principais artérias da cidade vão estar fechadas ao trânsito.

Sugerimos-te também que te desloques para a Cidade Invicta, de manhã, de modo a conseguires aproveitar melhor o dia numa cidade com vários pontos de interesse e que está preparada para te receber da melhor maneira possível.

Como o Porto tem alguns dos melhores restaurantes de Portugal, não vais ter muita dificuldade em encontrar boa comida mas se queres comer a típica Francesinha não podemos deixar de te recomendar que faças a reserva de um de um bom restaurante no Porto, porque por tradição existe muita afluência aos restaurantes com esta iguaria.

Se vens de longe, não te esqueças de garantir atempadamente o teu alojamento num hotel no Porto, caso contrário vais ter muitas dificuldades em encontrar estadia.
Fogo de Artifício na noite de São João no Porto
Agora só tens de aproveitar a festa ao máximo; quando a noite começar a cair, compra um manjerico, observa a subida dos balões confeccionados com papéis de várias cores que se passeiam pelo ar, agarra num alho-porro ou num martelinho de plástico e dá com ele na cabeça de quem estiver ao teu lado!

Faz tudo parte da tradição e é assim que se dá início à noite de São João, que tem o momento alto à meia noite em ponto, na zona da Ribeira com o popular fogo de artifício.

Mas a festa prolonga-se pela noite dentro, por isso quando começares a sentir fome dirigi-te a uma das muitas tasquinhas e faz a tua própria a tua ementa! O caldo verde, a sardinha assada, as febras, o pão com chouriço, o vinho tinto e a cerveja, não vão faltar por lá.

E tu? Já tens planos para a noite de São João? Conta-nos tudo.

Leave a Reply