Organizar Festa de Natal

Este ano vamos ajudar todos aqueles que pretendem organizar a festa de Natal da empresa oferecendo  as melhores dicas e sugestões! Este é o evento ideal para juntar todos os membros da empresa e uma excelente oportunidade para agradecer aos colaboradores pelo trabalho duro que realizaram ao longo do ano.

E não se preocupem pois as nossas ideias aplicam-se a todo o tipo de orçamentos!

Presentes de Natal-para Empresas

Como planear uma festa de Natal empresarial?

Para planear uma festa de Natal é necessário ter em atenção vários aspectos, portanto, devemos começar por preparar uma listagem de tudo o que vamos precisar. Para ajudar nesta situação teremos de responder às seguintes questões:

Quem?

Quantas pessoas são esperadas?

Com ou sem acompanhantes?

Qual a média de idades?

Quando?

Quando é que o evento terá lugar? Durante a semana ou no fim-de-semana?

Como?

Como chegar ao evento?

Será necessário alugar transportes?

O que?

O que foi feito em festas de Natal anteriores?

Qual é o estilo de festa que se encaixa na missão e nos valores da empresa?

O que comer? Qualquer menu ou ter em conta as diferentes preferências?

Onde?

A festa ocorrerá num local reservado apenas para a empresa ou num lugar comum?

Orçamento?

Qual é o orçamento para a festa?

O preço de ocupação do espaço inclui o IVA?

Com a resposta a todas estas questões vamos agora preparar a festa de Natal.

Espaço para a Festa

Em primeiro lugar é fundamental encontrar o local certo para a festa de Natal, caso não exista uma sala com espaço suficiente na empresa, a melhor opção é alugar um salão para banquetes.

A reserva deste espaço deve ser feita com alguma antecedência, caso contrário, vai ser muito complicado encontrar disponível o local desejado.

Convites de Natal

Para que a festa seja um sucesso devemos começar por enviar os convites de Natal aos colaboradores atempadamente! Não queremos que ninguém fique de fora, certo?

Estes convites devem ser o mais originais possíveis para gerarem curiosidade e empatia. Que tal deixar uma nota no convite a dizer que existe um prémio para o Pai Natal ou Mãe Natal mais original? Isto fará com que a festa de natal tenha mais cor e alegria com todos os colaboradores fantasiados com roupas alegres.

Para que os convites tenham um ar professional e apelativo recomendamos a elaboração e impressão dos convites numa das tipografias da zona.

Animação para a Festa de Natal

Para a animação da festa ser completa é fundamental que tenha jogos ou outro tipo de actividades lúdicas de forma a que todos possam interagir entre si. Pequenas sessões de karaoke têm tendencialmente muito sucesso neste tipo de situações.

Uma vertente fundamental na animação da festa é a música, sendo relativamente fácil encontrar no mercado discos de música com os melhores temas de Natal.

Também é frequente a contratação de humoristas ou ilusionistas para animar a festa.

Enfeites de Natal

A decoração da festa não pode ser deixada ao acaso e deverá contar com motivos natalícios, algo que é relativamente fácil de encontrar em lojas especializadas em artigos de Natal e, que depois pode ser conjugado com arranjos de flores. Para além dos motivos natalícios, é quase que obrigatório iluminar o espaço com luzes de Natal.

Uma ideia que também costuma resultar muito bem é a de espalhar meias de natal, personalizadas com o logótipo da empresa, pelo local do evento com pequenos brindes para os colaboradores.

Buffet de Natal

Para que não falte o que comer e beber o melhor é contratar uma empresa de catering para a festa, ou optar por passar por uma pastelaria e comprar alguns dos doces tipicos de natal como filhoses, broas, azevias e bolos reis e alguns refrigerantes ou até mesmo bebidas alcoolícas para juntar à comemoração.

Presentes de Natal

Um dos momentos mais altos nas festas de natal empresariais é a troca de presentes entre colaboradores através do tradicional método do amigo oculto, que consiste na colocação de ‘papelinhos’ com o nome  dos colaboradores dentro de um saco ou barrete de natal e cada participante tira o nome respectivo a quem terá de comprar a prenda.

Junto com o nome, cada participante pode apresentar também uma lista de presentes que gostaria de receber, dentro do orçamento previamente estabelecido.

Também é frequente a entidade empregadora oferecer um presente aos seus colaboradores, sendo o cabaz de Natal a escolha mais comum.

Já estás a preparar a festa de Natal da tua empresa? Partilha as tuas ideias!

2 thoughts on “Organizar Festa de Natal

  1. Boa Tarde,

    Queria algumas sugestoes de jogos/brincadeiras para um jantar de Natal?

    Obrigada

  2. Olá Neuza,

    Para além das sessões de karaoke e do jogo do amigo oculto é também bastante comum existirem torneios baseados em jogos para consolas e nos tradicionais jogos de tabuleiro.

    Vê aqui mais sugestões de jogos para o Natal:

    Jogos para Crianças

    Encontrar as Renas do Pai Natal

    Este jogo é bastante energético sendo um dos favoritos por parte das crianças e consiste em encontrar as nove renas do Pai Natal, que foram previamente escondidas em locais estratégicos do recinto, tendo por base as pistas descritas numa pequena folha de papel.

    Jogo das Renas

    Este jogo é indicado para crianças e é uma óptima forma de lhes aumentar o vocabulário.

    As crianças têm de escrever num papel o nome das renas do pai natal dentro do tempo limite de 3 minutos, a criança que tiver mais nomes vence.

    Jogos para Adultos

    Mímica de Natal

    Mas para quem quer ser mais criativo, existe a possibilidade de jogarem um jogo de mímica baseado em músicas de natal, onde os participantes têm de adivinhar o nome da música sem proferir qualquer palavra.

    Cartões de Natal

    Neste jogo vamos poder verificar os dotes artísticos dos mais crescidos! O jogo tem por base cartões de natal com tarefas que têm de ser executadas pelo participante que a tem. Estas tarefas vão desde recitar uma canção de natal, dançar uma música rápida, fingir que é o pai natal ou andar como uma rena…

    Jogo para toda a família

    Um jogo original e onde toda a família pode participar, é o do Bowling de Natal, que não é nada mais do que um mini torneio de Bowling onde os pinos serão caixas com embrulhos coloridos em tudo semelhantes às caixas de presentes.

    Este jogo além de bastante divertido é uma excelente oportunidade para interagir com toda a família!

Leave a Reply