Marketing para Motores de Pesquisa: Porquê?

Conforme mencionámos no artigo anterior o Marketing online em Portugal continua em crescimento e existe uma maior necessidade das empresas estarem neste meio. Mas a questão não é só ESTAR na Internet é SABER ESTAR e aliado a isso vem a importância de perceber como funciona o meio digital e o Marketing para Motores de Pesquisa.

Mas o que é realmente Marketing para motores de busca?

 

A definição oficial é muitas vezes utilizada apenas com uma sigla: SEM. Que, trocando em miúdos, significa Search Engine Marketing ou, em português, Marketing para motores de busca.

Existem diversos motores de pesquisa no mercado, mas o mais utilizado em Portugal é o Google com mais de 95% de share a nível de utilização nacional, pelo que este será o focus no nosso artigo.

 
 

SEM, ou marketing para motores de busca, comporta dois tipos de técnicas de marketing diferenciadas: SEO e SEA.


SEO (Search Engine Optimization, ou, Optimização para motores de busca) refere-se aos resultados orgânicos no Google.

É uma técnica que trabalha o conteúdo tanto dentro (onpage) como fora  do próprio site (offpage), de modo a que este esteja optimizado e seja reconhecido pelo Google como “um bom site”,  com conteúdo relevante para a pesquisa efetuada pelo utilizador.

SEA (Search Engine Advertising, ou, Publicidade em Motores de Busca) refere-se aos links patrocinados do Google.

Aqui a técnica baseia-se em licitar “à priori” as palavras-chave, ou keywords, que os utilizadores vão utilizar na pesquisa. Estas keywords vão a leilão em cada pesquisa efetuada no Google e através deste leilão determina-se o custo que, neste caso, é pago por clique (PPC = Pay-Per-Click).

Existem ainda discordâncias quanto ao SEO fazer parte da dinâmica de marketing nos motores de busca, mas hoje em dia é indiscutível que os resultados orgânicos não são facilmente trabalháveis e que é, cada vez mais, necessário recorrer a empresas especializadas em otimização de sites para motores de pesquisa e que esta é uma técnica de marketing que requer conhecimento e expertise online.

Ainda assim não acredita que a sua empresa tenha lugar no mercado online? Pense outra vez, porque a informação que lhe vamos dar de seguida vale ouro!

Agora que já definimos um pouco os conceitos vamos ao que interessa às empresas: Onde estão as vantagens?

Vantagens de Search Engine Marketing

De um modo geral SEM traz as seguintes vantagens:

  • Chegar aos compradores localmente – 74% dos utilizadores online efetuam pesquisas locais
  • Gerar vendas offline – 9 em cada 10 pessoas pesquisam antes de fazer uma compra
  • Fazer negócio – 41% dos decisores B2B utiliza motores de busca para encontrar outras empresas com quem quer fazer negócio
  • Aumentar tráfego para o seu Website
  • Aumentar o público abrangido
  • Combater a concorrência

Cada uma das 2 técnicas, SEO e SEA, traz diferentes benefícios dependendo do intuito do negócio.

Vantagens de Search Engine Advertising

Os resultados de SEA aparecem sempre no topo da página de pesquisa Google ou na lateral direita sob a forma de links patrocinados. Na prática são Campanhas Google Adwords que permitem o seguinte:

  • Anunciar num posicionamento privilegiado quando os utilizadores procuram por produtos ou serviços que a sua empresa fornece
  • Limitar os anúncios apenas à zona geográfica onde atua
  • Potenciar o tráfego do seu Website
  • Totalmente mensurável e quantificável

Vantagens de Search Engine Optimization

Os resultados de SEO aparecem na esquerda/centro da página de pesquisa Google e a Optimização de conteúdos para motores de pesquisa permite o seguinte:

  • Optimizar domínio e a meta-informação, texto, imagens, estrutura e layout
  • Surgir bem posicionado no Google
  • Aumentar tráfego para o seu Website
  • Gerar maior retorno pois o Google valoriza a qualidade do conteúdo
  • Aumentar o Page Rank do Website
  • Aumentar visibilidade e brand awareness

No próximo artigo vamos falar ao detalhe de um destes dois pólos de marketing para motores de busca: SEO. E para pensar nas cenas dos próximos capítulos deixamos aqui umas questões:

  • Em SEO o conteúdo do seu site importa?
  • O que são metatags?
  • Sabe a diferença entre SEO onpage e offpage?
  • Sabe qual a importância do page rank para o seu site?

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