SEO – Motores de Busca, Conteúdo e Metatags

No nosso último artigo explicámos que o marketing para motores de pesquisa é composto por 2 técnicas: o SEO e o SEA.


Neste artigo vamos explicar em maior detalhe o que é o SEO – otimização para motores de busca. Trabalhar o SEO de um site passa por trabalhar o conteúdo, os links a estrutura das páginas e os seus nomes entre outros. Por isso, quando pensar em criar um site não o faça sem antes investigar que conteúdo é importante colocar no seu website, como e onde.

Em Portugal os motores de busca com maior utilização são o Google, o Sapo, o Yahoo e o Bing, sendo que o Google tem + de 95% da utilização pelo que é normalmente o motor de busca onde é efetuado o mais esforço de otimização SEO.

Como funcionam os motores de busca?

Os motores de pesquisa  percorrem todos os Websites que estão na internet e guardam no seu índice de dados (o índex dos motores de pesquisa) a cópia destas mesmas páginas. Por forma a manter a informação atualizada o motor de pesquisa repete esta indexação com uma frequência variável e avalia cada site por nível de importância.

Quando alguém efetua uma pesquisa (search query) no motor de pesquisa, o mesmo vai procurar no seu índex e devolver todos os resultados que contenham as palavras (keywords) da pesquisa efetuada.

Por exemplo: se procurar “reparações ao domicílio” no Google ele vai procurar páginas que tenham estas palavras em sites que ele considere importantes.

Mas como é que o Google considera a informação do seu Website importante?


Não é num passe de mágica que um motor de pesquisa faz isto. O motor de pesquisa tem um algoritmo de relevância que depois vai ditar a ordem pela qual os resultados aparecem. E é para aparecer nesta lista bem posicionado que se otimizam os sites.

Alguma vez foi para além da 3ª página do Google? Os utilizadores normalmente não passam das primeiras 3 páginas de resultados pelo que é muito importante garantir um bom posicionamento na lista de resultados. Para garantir que a sua empresa está bem posicionada nestes primeiros resultados deve efetuar um conjunto de técnicas, a estas  técnicas para melhorar os sites e fazê-los aparecerem bem posicionados chamamos técnicas de SEO.

Trabalhar o SEO significa otimizar o seu site e as suas páginas para que o mesmo seja considerado relevante para as pesquisas que os utilizadores fazem.

Não vamos conseguir explicar SEO de fio a pavio, por isso neste artigo vamos começar por ajudá-lo respondendo a algumas das perguntas que deixamos no último artigo:

  • Em SEO o conteúdo do seu site importa?
  • O que são metatags?

Em SEO o conteúdo do seu site importa?

O conteúdo é o mais importante no SEO. Costuma-se dizer que em SEO o conteúdo é Rei.

Tal como vimos em cima os motores de busca guardam uma cópia das páginas e dos seus conteúdos no seu index e é com base nesse conteúdo que depois a página será considerada mais ou menos relevante para uma determinada pesquisa.

Considerando o exemplo anterior: Se pesquisarmos por “reparações ao domicílio” e existirem 2 páginas, uma com conteúdo genérico de reparações e outra com conteúdo detalhado de reparações ao domicílio, esta segunda é com certeza um melhor resultado para a pesquisa por “reparações ao domicílio”. No entanto é necessário que o conteúdo esteja escrito de forma interessante para cativar o interesse dos utilizadores. Os motores de pesquisa também têm em consideração a qualidade e a credibilidade dos conteúdos.

Tenha em conta também que quando falamos de conteúdo do conteúdo da sua página falamos de tudo: texto, imagem, vídeos, links, etc.

Uma dica extra: a pesquisa cada vez é mais local, por isso é importante também colocar a sua localização e área de abrangência da sua atividade. Por exemplo: “reparações ao domicílio em coimbra

O que são as metatags?

Falámos acima da importância do conteúdo, e agora vamos falar do conteúdo mais importante! As metatags são o conteúdo que é trabalhado diretamente para os motores de pesquisa. É conteúdo que não está visível no site, mas que depois é utilizado pelos motores de busca quando os mesmos mostram os resultados. As metatags mais importantes para o SEO são a Title Tag (Meta-título), e a Description tag (Meta-descrição), sendo que existem outras metatags, tais como keyword tags e H-tags (H1, H2, H3, etc).

Em baixo um exemplo do que é a Title tag e a description tag na lista de resultados.

Visto que ambas as tags aparecem nos motores de busca é importante que as mesmas traduzam a ideia principal da página e que espelhem o seu conteúdo.

A Title Tag deve conter poucos termos e os principais do tópico da sua página ou da sua área de actividade ou empresa.

A Description tag deve ser informativa e de preferência incitar ao clique, ou seja, ser call-to-action.

Exemplos:

Title Tag Description tag
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No próximo artigo iremos continuar a escrever sobre este tema e responder às restantes perguntas:

  • Sabe a diferença entre SEO onpage e offpage?
  • Sabe qual a importância do page rank para o seu site?

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2 thoughts on “SEO – Motores de Busca, Conteúdo e Metatags

  1. Olá,

    Bom artigo! Faço só um pequeno comentário em relação às meta keywords. Desde 2008 que o Google não conta com as meta keywords para os rankings das páginas. Como o autor diz e com muita razão, o conteúdo é rei e deve ser tão bom que por si só, nos garanta o que actualmente mais conta para um bom SEO: Links naturais, isto é, ligações de outros websites para o nosso. O link building é por si só uma das principais tarefas que temos de executar para ganhar bons rankings.

    Luis Osorio
    SEO Freelancer
    O que é o SEO – A Wiki do SEO

  2. Na World Wide Web, não é apenas os seus potenciais clientes que você precisa convencer que sua empresa é a melhor. Você também precisa convencer os motores de pesquisa(Google) que seu site é o que apresenta o conteúdo mais relevante de acordo com a pesquisa feita pelo usuário. O conteúdo desenvolvido com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) deve ser escrito por um perito que entenda o funcionamento interno destes motores de pesquisa e sabe por experiência e pesquisa como estrategicamente criar conteúdos que aumentam o ranking do seu site.

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