SEO – SEO Onpage e Offpage

Nos últimos artigos temos vindo a abordar o tema de marketing online e temos estado a detalhar algumas técnicas de SEO – optimização para motores de busca, por isso antes de começarmos vamos recordar o que já aqui foi falado.
Já explorámos as seguintes temáticas:

Neste artigo vamos escrever sobre as técnicas de SEO Onpage e Offpage.

O que é o SEO Onpage e Offpage?

Vamos então desmistificar estes palavrões! A optimização do SEO pode ser efectuada dentro das páginas do site (SEO Onpage) ou fora do site (Offpage)

SEO Onpage

SEO Onpage são as técnicas de optimização de dentro de uma página que influenciam o posicionamento dessa página nos motores de busca. Algumas das boas práticas para a opimização Onpage são:

  • Optimizar as metatags: como vimos no último artigo estas são de grande importância e vão servir de informação destacada nos resultados dos motores de pesquisa.
  • Ter conteúdo único e relevante e para o qual exista a exploração das keywords mais importantes relacionadas com o tema do site que estamos a trabalhar.
  • Trabalhar os links dentro do site (Linkbuilding Onpage). Por exemplo, num site de electrodomésticos com várias páginas, se criarmos uma primeira página genérica com diversas marcas, deveremos igualmente criar uma página específica para cada marca e criar ligações entre elas.Ou seja, na página genérica criar links das marcas a apontar para as páginas respectivas de cada uma delas. Esta é uma boa prática de SEO, pois estes links ajudam os motores de pesquisa a navegar no site.
  • A estrutura dos endereços – URL – é algo a ter em conta. Por exemplo o nosso site é o pai.pt que refere o nosso nome pai de páginas amarelas na internet. Quando estamos a listar advogados o endereço será www.pai.pt/advogados assim como o de restaurantes é www.pai.pt/restaurantes. Quanto mais simples e clara a estrutura melhor.
  • Criação de sitemaps. Os sitemaps são, como o nome indica, uma página que dá a estrutura do site. Todos os sites têm uma navegação e um conjunto de endereços que queremos que sejam encontrados pelos motores de busca. Para tal os mesmos devem ser listados num género de mapa, o sitemap.
  • Usabilidade deve ser também uma preocupação na construção de um site pois se um site for bem desenhado e intuitivo de navegar é mais certo que os utilizadores irão encontrar o que procuram e ficar satisfeitos com o resultado.

SEO Offpage

SEO Offpage são técnicas de optimização fora de uma página que também influenciam o posicionamento dessa página nos motores de busca. Passamos a dar alguns exemplos:

  • Obter links de sites que tenham um bom posicionamento dos motores de busca (Linkbuilding Offpage) – a quantidade de links que temos a apontar para o nosso site bem como o sitio de onde vêm é um dos fatores mais importantes. No SEO os links são como um voto de confiança dos outros sites no nosso site, e portanto, quantos mais links tivermos melhor.
  • Ter textos âncoras nos links que apontam para o nosso site. Se o link aponta para restaurantes em lisboa é uma boa prática que no link seja colocado o texto âncora (com a alt tag) a dizer “restaurantes Lisboa”, ou seja utilizar os mesmo termos no link que os termos existentes no site para onde aponta. Por exemplo, se tivermos um link com o texto âncora “Clique Aqui” a apontar para uma página chamada “restaurantes em lisboa”, não há correspondência por isso perde relevância.
  • Submeter os sitemaps do site nos vários motores de busca. Os sitemaps são criados com base na informação do site (Onpage), mas terão que ser submetidos nos motore de pesquisa (Offpage). No Google existe o Google Webmaster tools que deve ser usado para tal.
  • Ter presenças em redes sociais, tais como facebook, twitter ou Google+ e usar essas presenças para a divulgação do seu conteúdo/páginas
  • Criar um blog onde possa incluir e explorar conteúdo único e original. Também aqui não se esqueça de colocar links para o seu site.
  • Criar campanhas PPC (pay per click) para fortalecer os links para o seu site através de anúncios patrocinados
  • A idade e histórico do seu site são também importantes

Nos próximos artigos vamos continuar a falar de SEO e explorar os seguintes temas:

  • O que é o page rank e qual a sua importância?
  • Alguns erros a evitar em SEO

Até à próxima dica de Optimização! 😉

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