Importância do PageRank e Erros a evitar em SEO

Tal como mencionámos nos últimos artigos de SEO, depois de listar as principais técnicas de SEO vamos agora desmistificar a importância do Pagerank do Google e apontar os principais erros que se devem evitar a nível de SEO, ou seja, nos artigos anteriores falámos dos “Do’s” e agora falaremos dos “Dont’s”!

Page Rank: qual a importância do Pagerank para o Google actualmente?

DEFINIÇÃO DE PAGERANK

Antes de falar do peso do PageRank vamos definir exatamente o que é este conceito: o PageRank é um algoritmo de análise de links que atribui um peso numérico a cada um dos elementos de um conjunto de documentos ou páginas hiperligados (com links entre si). Ao calcular esta métrica o Google define o quão particular uma determinada página de internet é através da importância qualitativa e quantitativa que atribui a estes links, o seu posicionamento, se são externos ou internos, visibilidade, entre outros.

Nos primeiros anos de existência do Google, o PageRank foi um dos principais fatores a afetar os resultados de pesquisa, mas com o passar do tempo, e sabendo desta mesma importância, os profissionais de web, ou webmasters, aperfeiçoaram técnicas de manipulação de estruturas de links internos ou de aquisição de links pagos vindos de páginas com PageRank elevada.

Para contrariar esta tendência o Google fez alterações ao seu algoritmo, alterando com isso a relevância do PageRank, que, não deixando de ser importante, passou a ser mais um entre os cerca de 200 parâmetros considerados no algoritmo do Google.

Assim há que reter 3 pontos importantes:

  1. Porquê o Pagerank para calcular Rankings? Os melhores resultados devem vir de fontes fidedignas, e aí entra o Pagerank que dá um determinado valor, numa escala de 1 a 10, consoante a qualidade/credibilidade de um domínio
  2. O Page Rank continua a ter importância para efeitos de SEO, pois se o número de links e a sua estrutura são factores considerados na qualidade do site, logo quão melhor for o Pagerank, mais facilmente as páginas serão indexadas no Google.
  3. O Page Rank não pode ser o único focus, ou o focus principal: se em cerca de 200 elementos apenas trabalharmos 1 a taxa de sucesso será pouco elevada. O SEO deve ser trabalhado tendo em conta todos os principais parâmetros do algoritmo do Google e não apenas 1.

Agora que já tirámos o elefante do Pagerank da sala vamos passar às outras divisões, ou seja, aos principais erros a evitar em SEO.

Erros a evitar em SEO

  • Conteúdo duplicado – copiar o conteúdo de outro site já existente ou ter diversas páginas com omesmoconteúdo não é considerada uma boa prática pelos motores de pesquisa e pode ser penalizante.
  • Sobrevalorizar o Pagerank pode levar aos erros cometidos anteriormente como tentar comprar links de páginas com um Pagerank elevado ou dar demasiado peso ao valor na escala do Pagerank e isto não vai trazer benefícios de SEO a longo prazo.
  • Black Hat SEO – “what you see is what you get” deve ser a máxima.
    • Evitar colocar texto ou links invisíveis (por exemplo, da cor do fundo para estar lá a keyword, mas escondida)
    • Cloaking e Doorway page – Camuflar o conteúdo real da página e utilizar redireccionamentos não autorizados
    • Keyword stuffing – O conteúdo das páginas deve ser sempre conteúdo de qualidade, espetar um monte de keywords sem nexo numa página não é uma boa estratégia de SEO
    • Excesso de Links – Link building como qualquer outra prática não deve ser efetuado em excesso, se tivermos cerca de 150 links internos ou externos criados num curto espaço de tempo em que metade deles são desnecessários a página pode ser penalizada.

E assim concluímos a nossa maratona SEO! Mas como gostamos sempre de deixar uma porta aberta ao conhecimento e expertise online para as empresas que pretendam estar no mercado online deixamos aqui alguns links de sites credíveis que estão sempre actualizados com as últimas novidades de SEO e Marketing para Motores de Busca.

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Nos próximos artigos vamos começar a explorar a publicidade em motores de pesquisa – Search Engine Advertising abreviado de SEA.

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