SEA ou Search Engine Advertising – O que é?

No primeiro artigo sobre Marketing online começámos assim…

“Nos próximos tempos vamos, neste espaço, esclarecer as Empresas sobre a importância de estar presente no mercado online em Portugal.

Vamos abrir as portas do desconhecido e explicar o que é o Google e a sua dimensão, como se destacar dos seus concorrentes com publicidade online, como criar um site apelativo e conseguir mais clientes e desmistificar o lugar das redes sociais no mundo empresarial assim como clarificar siglas como SEO, SEA, Display e afins.”


 

O ideal para não perder o fio à meada é fazer uma check-list:

Importância do Mercado online para Empresas

Marketing para Motores de Pesquisa

SEO (Search Engine Optimization)

SEA (Search Engine Optimization)

Display

Portanto, estão a faltar 2 tópicos para a check-list ficar completa: SEA e Display. Comecemos então por SEA, que merece tanta atenção com SEO nos artigos anteriores.

Como já referimos antes o SEA faz parte do SEM, search engine marketing ou marketing para motores de busca, que comporta dois tipos de técnicas de marketing diferenciadas: SEO e SEA.

Ambas as técnicas encontram-se num objectivo: angariar tráfego! Qualquer campanha de SEA tem como objetivo atrair mais tráfego para um website e por sua vez potenciar os objetivos deste. No entanto, apresentam diferentes vantagens conforme o objetivo da empresa online.

Vamos,então, definir Search Engine Advertising:


Trocando em miúdos, SEA é nada mais, nada menos do que o método de colocar anúncios online em páginas web que apresentam resultados provenientes de uma pesquisa  efectuada num motor de Busca, como o Google.


 

 

COMO FUNCIONA O SEA?

Contrariamente aos resultados de SEO, que são resultados orgânicos ou gratuitos, os resultados de SEA são links patrocinados, ou, também conhecidos por, resultados pagos, exatamente por haver um valor associado a anúncio publicitário, ainda que seja em forma de texto.

Estes anúncios são indexados a um conjunto de palavras-chave, ou keywords, previamente licitadas.  Quando essas palavras-chave são pesquisadas, o anúncio é apresentado ao utilizador. Tipicamente estes anúncios são PPC (ou pagos por clique).

As campanhas de SEA podem ser encontradas em diversos motores de busca tais como Sapo e Bing, ou em sites afiliados, mas a sua exposição é mais usual no Google, uma vez que este é o motor de pesquisa mais utilizado no mercado. As campanhas no Google são criadas e geridas no Google Adwords, que falaremos mais à frente, e a sua disposição nos resultados é a seguinte:

Estando esclarecido o conceito genérico de SEA, nos próximos artigos vamos abordar mais especificamente as opções relativas a este tipo de publicidade online:

  • Principais vantagens de SEA para as empresas no meio online
  • Keywords, Campanhas e métodos de bidding
  • Erros a evitar”

Leave a Reply