Google AdWords em Portugal: destaque a sua empresa online!

Google AdWords em Portugal: As PME’s portuguesas em destaque online!

Não é de hoje que dizemos que o SEA (Search Engine Advertising) ou publicidade para motores de busca é importante para qualquer empresa que se queira lançar no mundo online. Também não é de hoje que dizemos que o principal motor de pesquisa é o Google e que é nele que devemos considerar destacar-nos antes de em qualquer outro. Por estas, e outras razões, é que o nosso artigo de hoje se vai focar exactamente na ferramenta do Google de publicidade online: O Google AdWords!

Mais que apenas explicar como funciona o Google AdWords, vamos focar-nos na importância da publicidade online em Portugal. Isto porque é preciso elucidar as empresas nacionais da importância crescente de anunciar e aparecer no Google. E como é obvio não vamos  deixar sem resposta as perguntas frequentes que já estamos habituados e que são feitas por qualquer empresa que saiba gerir um negócio.

Dicas fundamentais para começar  a fazer publicidade no Google AdWords

Google AdWords: O que é?

Se quer saber como anunciar no Google a resposta é simples: através do Google AdWords.

Se quer saber onde deve anunciar em toda a rede Google a resposta é mais complexa.

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O Adwords permite que os seus anúncios sejam apresentados numa rede bastante alargada, dependendo dos tipos de publicidade que pretende incluir na sua estratégia de publicidade online:

  • Anúncios de texto  no motor de pesquisa do Google
  • Anúncios de display na Google Network
  • Anúncios de Texto+ Display

E mesmo dentro de algumas destas opções, podemos segmentar ainda mais a sua audiência, especificando categorias ou actividades, limitando demograficamente ou ainda criando campanhas de remarketing ou mesmo específicas para telemóveis.  As possibilidades são muitas!

Mas vamos exemplificar:

Suponhamos que tem uma loja roupa de bebé – faz sentido que tenha anúncios a a aparecer em sites que falam de roupa de bebé, tais como foruns, blogs ou outros sites e portais que estejam dentro deste contexto – isto garante que está a mostrar os seus produtos a quem já demonstrou interesse neles.

Depois de  escolher onde quer colocar os seus anúncios online consolidar a sua estratégia definindo objectos e Budget para poder começar a pensar em criar campanhas:

  • Objectivos – quais os produtos os serviços que quer publicitar e porquê? A quem se deve dirigir a campanha? O que quer como resultado destas campanhas – tráfego? Leads? Notoriedade? Vendas?
  • Budget – que orçamento tenho? Quanto quero gastar em anúncios adwords?

 

Google AdWords: Como funciona?

É  fundamental saber funcionar com as ferramentas necessárias para definir as suas campanhas adwords. Para isso há que saber o ABC do Google AdWords e os passos essenciais para a criação de boas campanhas:

pesquisa_palavras chave keyword plannerKeyword research  – dentro do Google AdWords existe uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, o Keyword Planner (anteriormente chamado keyword tool). Aqui deve eleger as principais palavras pelas quais quer ser encontrado quando algum potencial cliente pesquisar pela sua área de actividade e que devem figurar nos seus grupos de anúncios.

keyword_research_googleadwords

gestao de campanhas adwordsCriação de Campanhas – segundo ponto essencial da parte operacional – aqui vai aplicar o que definiu de objectivos conjuntamente com as palavras-chaves escolhidas e fazer os grupos de anúncios que pretende que existam para a sua campanha ou campanhas.

monitorizar resultados campanhas adwordsMonitorização das Campanhas – é essencial medir o desempenho e ver se as campanhas efectuadas estão a resultar ou se é necessário alterar algum grupo de keywords para melhorar os seus resultados ou diminuir os seus custos

 

Google AdWords: Quanto Custa?

adwords_custosA pergunta à qual todos querem saber a resposta!

O Google AdWords funciona por um método de bidding, ou licitação. O custo é por clique (CPC), logo, o pagamento é também por clique, (PPC).  Pode fazer um tipo de licitação manual, onde controla melhor os limites do seus custos, definindo CPC’s máximos  e  manipulando lances ao nível do grupo ou keywords; ou por licitação automática, definindo apenas um orçamento diário médio onde também é possível definir um custo por clique máximo.

A fase de research de keywords que falámos anteriormente, já vai ajudá-lo a ter uma noção de quanto dos CPC’s médios estimados para as keywords escolhidas.

 

Quando as noções básicas não bastam é preciso um parceiro de confiança

O mundo do Google é gigante, e quando lidamos com gigantes apenas com noções básicas do seu funcionamento as coisas podem não funcionar do melhor modo. Por isso, e já atencipando essas questões, o Google fez parcerias locais, com empresas que percebem como funciona o mercado local, sobretudo a nível online.  A empresa Páginas Amarelas é um desses parceiros de confiança!

A verdade é que quando pensamos em redes de display ou comportamentos de pesquisa, temos de pensar localmente e regionalmente. A realidade empresarial de Portugal é diferente de outros países, e a realidade empresarial online ainda mais. Por isso é importante pensar em estratégias localizadas que beneficiem as pequenas e médias empresas e que sejam segmentadas para o público-alvo local adequado.

Dito isto, é importante as empresas perceberem exactamente como funciona o marketing digital e a publicidade online, mas sobretudo que conheçam empresas que saibam fazer publicidade online em Portugal.

A Páginas Amarelas é Parceiro Premium do Google AdWords para PMEs desde 2011. Ainda acha que precisa de procurar mais?

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No próximo artigo vamos falar novamente de SEA, publicidade para motores de busca, e do Google AdWords, mas do ponto de vista negativo, ou seja – possíveis erros que se devem evitar numa gestão de campanhas adwords!

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