Google AdWords: erros a evitar | Escolha de keywords

O que vem depois da criação de uma Campanha AdWords

No artigo anterior falámos dos passos principais para criar e começar a gerir campanhas AdWords. Mas a questão vai mais além, pois as campanhas não se gerem sozinhas, e é preciso tempo e conhecimento para conseguir gerir uma campanha AdWords correctamente.
Agora que está a fazer publicidade no Google tem a seu lado centenas, ou milhares, de concorrentes, da sua área de actividade e da sua região, a fazer o mesmo e que podem ganhar mais visibilidade, tráfego ou leads para o seu site, se estiverem a gerir melhor as campanhas que a sua empresa.

Só em Maio o Google.pt teve mais de 780 milhões de visitas – Como se pode destacar?

Sobretudo no que diz respeito a negócios locais, os utilizadores pesquisam por termos, cada vez mais específicos, e por localizações concretas, principalmente através de dispositivos móveis, logo é importante ser encontrado nas pesquisas que os portugueses fazem, relacionadas com a área de negócio.

Visto que a gestão incorrecta de Google Ads pode facilmente resultar no seu fracasso , o ideal é conseguir um parceiro com experiência para gerir os seus anúncios, para que consiga uma elevada relevância e um bom controlo de budget, pois tentar anunciar no Google sem qualidade de gestão é o mesmo que tentar colocar um mecânico como chef de cozinha sem nunca ter pegado numa colher de pau!

De modo a evitar estes falhanços vamos, neste e nos próximos artigos, enumerar os principais erros que devem ser evitados na gestão de campanhas Google AdWordss.

Hoje começamos pela fase anterior à criação de campanhas e gestão operacional.
Esta primeira fase inicia-se com a pesquisa e escolha de palavras-chave, passo determinante para o sucesso da campanha, pois se não forem escolhidas correctamente, podem de imediato influenciar negativamente o retorno ao seu investimento.

Erro #1 a evitar: Escolha Incorrecta do Palavras-Chave

erro#1 - keywords google adwords

As keywords são palavras-chave escolhidas por si, que representam as expressões mais relacionadas com o seu negócio, serviço ou produto e que vão fazer com que o seu anúncio apareça mediante a pesquisa dessas mesmas palavras. No entanto, existem vários tipos de palavras-chave:

  • Broad keyword, ou palavra-chave ampla;
  • Keyword phrases ou long tail, que são basicamente expressões;
  • Keywords com exact match, ou seja, de correspondência exacta;
  • keywords negativas

As palavras-chave curtas e genéricas, com elevados volumes de pesquisa muitas vezes são um engodo! Apesar de serem muito pesquisadas, nem sempre são relevantes para a sua actividade.

Como mencionámos é importante não dispersar o focus da área dade negócio em que actua, pois pode estar a deixar passar ao lado potenciais clientes.

Se possui uma empresa que actua num ramo específico numa área geográfica limitada, o melhor que pode fazer é dar uso a long tail keywords e keywords negativas.
O truque é saber compreender estas diferenças conforme o tipo de negócio, objectivo e o público-alvo, pois saber dominar esta escolha apropriada de palavras-chave pode possibilitar um maior retorno de investimento.

Exemplo: Uma loja que apenas vende bicicletas usadas no Porto
Long-tail keywords a utilizar: ‘venda de bicicletas usadas’ e ‘bicicletas usadas porto’
Keywords negativas a utilizar: ‘novas’ e ‘aluguer’
keywords demasiado genéricas: ‘venda’, ‘bicicleta’

Experiência profissional em Pesquisa e análise de Palavras-chave

A verdade é que a pesquisa e análise de keywords, ou palavras-chave, e a sua escolha para um anúncio de determinada campanha do Google AdWords requer conhecimento e experiência.

Por mais que pareça simples lançar palavras chaves no Keyword Planner, ou Planeador de Palavras chave, o desempenho da sua campanha vai depender de outros factores estratégicos.

Os pontos acima referidos são apenas guias base de boas práticas, mas na realidade existem técnicas ainda mais avançadas e detalhes mais específicos na produção de uma listagem de palavras-chaves.

Porquê ocupar o tempo precioso que necessita para o seu negócio a tentar gerir campanhas?

Deixe esta tarefa para um parceiro Premium Google AdWords de confiança – As Páginas Amarelas!

Fique conosco para o próximo artigo, em que vamos falar do 2º Erro a Evitar em Google AdWords: Escolha Incorrecta do Público-alvo!

 

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