Google Adwords: erros a evitar | Escolha de Público-Alvo

Erro a evitar #2 – Escolha Incorrecta do Público Alvo 

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O primeiro erro a evitar que falámos no último artigo sobre a escolha de keywords incorrectas já está na sua checklist?

Pois bem, então passemos ao segundo passo, também ele de extrema importância, na criação de campanhas no Google AdWords: a segmentação do Público-Alvo.

Mais uma vez neste artigo vamos explorar os ‘Do’s and Dont’s’ para que não dê nenhum passo em falso na hora de definir o seu target.

Segmentar e definir o alcance do seu anúncio AdWords

Segmentação Geográfica

Ajustar as localizações ajuda-o a perceber que regiões realmente promovem mais tráfego para os seus anúncios e a relacionar as áreas geográficas com determinado produto ou serviço local. Mas esta segmentação tem de ser feita correctamente, caso contrário pode correr o risco de ter o efeito oposto, ou seja, se limitar demasiado a sua segmentação geográfica, ou até mesmo especificações baseadas em dados incorrectos, pode estar a prejudicar o desempenho da sua campanha.

Segmentação Demográfica

Pode sempre definir as características demográficas do seu público-alvo se as geográficas não forem suficientes. Mas atenção: isto apenas é possível para os anúncios de Display. Ou seja, os anúncios de pesquisa que estamos a falar não abrangem esta possibilidade.
De qualquer modo nunca é demais perceber a segmentação demográfica, mas esta requer um conhecimento correcto do target do seu negócio.

Por exemplo: se for vender produtos de bebés pode pensar à partida que o target principal seriam as mamãs, mas a verdade é que se apenas escolher mulheres entre os 18-40 anos de idade, por exemplo, pode estar a deixar de parte um target qualificado: os avós, pais e amigos da mãe que possam querer comprar produtos de bebé para oferta.

Se tem um anúncio limitado geograficamente ou demograficamente deve ter tudo isto em conta na altura de escolher o seu público alvo e a sua localização geográfica. Até mesmo o idioma tem bastante relevância.

Para quê vender vestidos de noivas a homens, fazer take-away do seu restaurante no Porto a quem está nas ilhas ou ter anúncios em português para um público chinês?

Alcance dos seus anúncios

O seu target vai decidir todo o alcance dos anúncios da sua campanha adwords.
Não se preocupe em diminuir o seu alcance, desde que esteja a chegar a um público-alvo relevante que lhe vai trazer retorno, caso contrário, se não for realmente relevante, poderá estar a desperdicar cliques valiosos. Aliás, compreender o alcance dos anúncios é essencial, uma vez que este permite-lhe estabelecer uma comparação do tráfego gerado por utilizadores por área geográfica, e isso é importante para perceber disparidades e para verificar se segmentou as áreas correctamente.

Como garantir que estes erros não acontecem numa campanha AdWords?

Existem mais de 6,7 milhões de internautas em Portugal e a tendência é que este número aumente nos próximos anos. Com tanto por onde escolher, torna-se complicado para pequenas e médias empresas dedicarem-se ao mundo online de um modo focado e constante. Por isso a solução passa por encontrar um parceiro de confiança.

As Páginas Amarelas têm mais de 13.000 campanhas Google AdWords de clientes que sabem que conhecemos bem o negócio da publicidade online para PME’s.
Temos uma experiência de mais de 5 anos, a segmentar correctamente públicos-alvos para todo o tipo de negócio, visto que só no nosso directório online temos mais de 1200 áreas de actividade!

Para saber mais envie um email para pa@paginasamarelas.pt ou ligue gratuitamente para o nosso serviço a clientes!

 Não perca o próximo artigo com o  Erro a Evitar #3: Grupos não categorizados!

Fonte de estatísticas:
 Barómetro Netsonda 2013
 Páginas Amarelas

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