Google AdWords: erros a evitar | Baixo Quality Score

Erro #4 a evitar no Google AdWords – Baixo Quality Score

No artigo anterior falámos do Erro #3: Não Categorização de Grupos de Anúncio.  Hoje vamos falar na importância do Quality Score, ou Índice de Qualidade, dada aos anúncios e como ignorar esta métrica de qualidade pode ser um erro.

GoogleAdWords_qualityscore

A quality score foi introduzida pelo Google como um modo de classificar a relevância de um anúncio para a pesquisa de um utlizador. Quando um utilizador faz uma determinada pesquisa no motor de busca do Google, este vai verificar os milhares de anúncios que tem e seleccionar os que mais se adequam à pesquisa do utilizador, de modo a que este tenha a melhor experiência de utilizador possível. Logo, é muito importante escolher correctamente:

  • As keywords introduzidas no anúncio
  • A Landing page, ou página de destino do anúncio

Isto para que, quando o utilizador clicar no anúncio, encontre exactamente aquilo que pesquisou e aquilo que é publicitado.

 

Como o quality score influencia o posicionamento do meu anúncio?

O Quality Score tem em conta estes principais factores e a taxa de cliques prevista, e com base nisto, entre outros factores, ele vai determinar um valor de classificação.

O Índice de qualidade tem um valor entre 1 e 10, e quanto maior for este valor, maior é a probabilidade do anúncio aparecer numa posição mais elevada ,no motor de pesquisa ,ou de ter um menor custo por clique, ou CPC.

Conclusão: Anúncios de Qualidade levam a Preços mais baixos e a melhor posições no Google!

 

Porque tenho de me preocupar com a página de destino do anúncio?

É  determinante para o seu retorno, o anúncio estar a apontar para uma landing page, ou página de destino relacionada com as keywords, ou palavras-chave, presentes na mensagem do anúncio,  e não para uma página genérica, como uma homepage.  Isto é um dos pricipais factores que o Índice de Qualidade tem em conta.

Por exemplo, se um utilizador estiver a procurar ‘Restaurantes Italianos em Lisboa’, um anúncio correcto será:

Procura Restaurantes Italianos em Lisboa?

www.pai.pt/restaurantes-italianos/lisboa/

Encontre os melhores restaurantes italianos em Lisboa.

Ligue grátis para reservar já a sua mesa!

 

A Landing Page correspondente ao URL www.pai.pt/restaurantes-italianos/lisboa/ deve ter os elementos que se fala na mensagem –  os restaurantes italianos, na localização de lisboa, e a possibilidade de ligar grátis para reservar:

 

quality score_ exemplo paginasamarelas

 

Para ganhar algum contexto dos passos importantes a considerar no AdWords, deixamos aqui o resumo dos factores mais importantes a ter em conta na criação dos seus anúncios, e do impacto particular do Quality Score.

Factores a ter em conta para a classificação do seu anúncio na altura do leilão, pois está baseada:

  • Lance efectuado (ou bidding)
  • Indíce de Qualidade ( que é o que referimos neste artigo)
  • Extensões e outros formatos de anúncio

A qualidade do anúncio, e consequente valor do Índice de qualidade, podem afectar a:

  • Selecção de anúncios para leilão
  • Posicionamento do anúncio
  • Custo por Clique, ou CPC
  • Possibilidade de ter extensões ou outros formatos de anúncio

 

Como consigo aplicar isto ao meu negócio?

O Quality Score e os outros factores determinantes para a qualidade e elegebilidade de um anúncio requerem um controlo constante das keywords e sua performance, dos CTR’s, e outras métricas indicadoras da relevância da sua campanha. O conhecimento profundo destas especificidades e o do funcionamento do Google AdWords em Portugal levam ao sucesso de qualquer negócio que se queira destacar online.

O  essencial para fazer publicidade online com retorno e em bom português, é ter conhecimento do mercado online em Portugal, do tecido empresarial nele representado, sobretudo composto por PME’s, e do comportamento  da pesquisa local.

As Páginas Amarelas têm um conhecimento elevado na criação de anúncios de qualidade, tendo gerado mais de 8 milhões de cliques em mais de 13.000 campanhas!

Se quer aplicar estas regras correctamente nos anúncios do seu negócio junte-se a um parceiro de confiança. Juntos vamos garantir o seu retorno!

 

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