Google AdWords: erros a evitar | Não Monitorização de Campanhas

Erro #5 a evitar no Google AdWords – Não Monitorização de Campanhas

 

Existem várias maneiras de ter retorno no Google Adwords, mas também existem várias maneiras de o perder.

Depois das diversas dicas sobre a criação e gestão das campanhas Google AdWords nos artigos anteriores, está na hora de evitar que todo este trabalho vá por água abaixo. E isto pode acontecer, se cometer o Erro #5: Não Monitorização de Campanhas.

GoogleAdWords_monotorização de campanhas

Licitações e Biddings: Onde tudo começa

Uma das alturas cruciais na definição das suas campanhas é o método de licitação ou bidding. Se escolher, por exemplo, um método de bidding automático,  pode perder o fio à meada, se não for frequentemente verificar as suas campanhas e tentar perceber os dados e respectivos resultados.

Se não se lembra sequer o que escolheu de método de licitação isso em si já é um aviso. Volte uns passos atrás e repense a sua estratégia para poder controlar melhor os seus gastos.  De qualquer modo, nós ajudamos a relembrar como controlar os custos dos grupos de anúncios.

Perder dinheiro e não ter resultados não é opção!

 

Avaliação do desempenho de anúncios e keywords

Nas campanhas da Rede de Pesquisa, ou Search, que têm sido o nosso principal focus destes artigos, há que ter pontos-chave de monitorização de resultados:

  1. Monitorizar o desempenho dos anúncios da campanha – saber sempre o estado dos anúncios é crucial, assim como fazer uma verificação periódica da Taxa de Cliques, ou CTR, e o CPC médio, ou Custo Médio por Clique. Estes são os principais indicadores de desempenho dos seus anúncios.
  2. Monitorizar o desempenho das keywords – também aqui o estado e o CTR são importantes, mas além disso, um dos principais indicadores de desempenho das suas keywords é o Índice de Qualidade, ou Quality score, que falámos no artigo anterior.
  3. Medir o desempenho das extensões de anúncio – no caso de ter escolhido uma opção com todas as funcionalidade, vai ter a possibilidade de colocar extensões nos seus anúncios. E se este for o caso, o estado, os cliques, as impressões, a Taxa de Cliques, o custo total de cliques e o custo médio por clique e finalmente, a posição média do anúncio quando apresentado com as respectivas extensões, são factores a ter em conta para verificar se aquelas extensões estão ou não a obter resultados, ou se devem ser alteradas ou retiradas.
  4. Monitorizar vendas e conversões – no caso de optar por definir conversões, é importante o controlo das mesmas, para poder, consequentemente, controlar acções de clientes como chamadas, compras, etc.

A verdade é a monitorização dos resultados das suas campanhas, não é mais do que cuidar da saúde dos seus anúncios! Cada anúncio e keyword tem de ter uma atenção especiais, para a saúde do seu bolso também não seja prejudicada.

No final de contas, o objectivo é ter retorno, e não uma campanha débil e insalubre!

 

Potenciar os resultados do seu negócio

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Fonte estatística: Acepi, Netsonda – Barómetro do Comércio Electrónico em Portugal

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