12 Principais Mudanças no Facebook em 2014

O que mudou no Facebook  em 2014?

Mesmo para quem anda diariamente nesta ‘Vida do Online’  e é assíduo nas redes sociais, é difícil ficar a par de tudo o que se passa. No Marketing Digital, e sobretudo nas redes sociais as mudanças são constantes, isto por este tipo de plataformas tem de pensar nas necessidades dos seus utilizadores e tentar ao máximo organizar a sua informação, de modo a que esta vá de encontro ao que o utilizador procura ou ainda melhor, que chegue até ele sem ainda sequer ter procurado, mas que vá de encontro aos seus interesses.

Nas Páginas Amarelas temos de estar atentos a todas as alterações do Facebook e outras redes sociais, para que os serviços oferecidos aos nossos clientes  de social media marketing, ou marketing nas redes sociais, estejam sempre actualizados e em conformidade com as práticas recomendadas das plataformas onde trabalhamos, neste caso específico –  o Facebook!

O Facebook é uma das redes sociais mais activas neste sentido. O Feed de Notícias, ou Newsfeed, as Páginas de Perfil, as Páginas de Facebook para Empresas e respectivos gestores de página,  os anúncios e respectivos gestores de campanhas facebook estão em constantes actualizações cada vez mais para facilitar a vida dos anunciantes, mas sobretudo para corresponder às expectativas do utilizador. Este ano de 2014 não foi excepção, e mesmo que muitas novidades ainda não tenham chegado a Portugal em breve, concerteza, virão. Já outras começámos a lidar com elas, provavelmente quase sem nos apercebermos.

Então para os mais distraídos, aqui fica uma homenagem  aos 12 meses que completaram este  excelente ano de 2014 com as que foram as top 12 Novidades do Facebook em 2014!

1. O Vídeo e o aumento da sua Importância

No início deste ano os vídeos passaram a reproduzir-se automaticamente no NewsFeed. Ainda que sem som, para não ser demasiado invasivo. No seguimento desta alteração, veio um novo tipo de objectivo nas campanhas de Facebook – Visualizações de vídeos.

Vantagens

Os vídeos criam experiências que através do movimento e som se tornam facilmente memoráveis, com esta nova característica a probabilidade de visualizaçoes de vídeos na íntegra aumenta. Prova disso é que a meio do ano as visualizações de vídeos no Facebook já contavam com um crescimento de 50%. Podemos verificar actualmente que, com esta melhoria do ranking do vídeo, a importância do mesmo a nível de relevância no Feed de notícias também aumentou. Isto combinado com os Facebook Ads, que têm como objectivos visualizações de vídeos, pode resultar no casamento perfeito – Mais visualizações de vídeos a um custo menos por visualização, ou cost per view (CPV).

É razão para dizer que no Facebook,  Vídeo killed the Image Star! E nada melhor que um vídeo a recordar grandes momentos partilhados no Facebook em 2014 para ilustrar este 1º ponto: 

2014 Year in Review from Facebook on Vimeo.

2. Facebook Trends

O ‘Trending’ é uma funcionalidade que permite ao utlizador aceder a alguns tópicos do seu interesse que ‘estão na moda’, no canto superior direito do feed de notícias.  Esta novidade foi introduzida logo no início do ano, mas para muitos não é conhecida. Isto porque, a nova funcionalidade de Tendências apenas está dísponível para uma lista de países seleccionados, lista esta que não contém Portugal. De qualquer modo aqui fica uma ilustração para poderem melhor perceber como funciona.

Trending Topics_Facebook

3. Nova estrutura de campanhas

Até há bem pouco tempo a estrutura de Campanhas do Facebook baseava-se a sua hieraquia em Campanhas e Anúncios.

Agora temos 2 níveis hierárquicos: Campanhas, Conjuntos de Anúncios e Anúncios.

Vantagens

Vai permitir uma melhor categorização dos anúncios e respectiva segmentação. Esta melhoria na organização da informação pode ajudá-lo a controlar melhor o seu orçamento.

nova estrutura campanhas facebook

4. Novo look para o Feed de Notícias

Até Março de 2014 o Look do feed de notícias era diferente para desktop e dispositivos móveis, a nível de  fonte, e o tamanho de imagens era menor.

A nova versão mantém, então, a navegação igual assim como a estrutura, mas tem uma nova fonte e imagens maiores.

Vantagens

Este novo look teve como objectivo, mais do que apenas um Newsfeed mais bonitinho,  uma melhor na experiência do utilizador, pois  alinha a Imagem de desktop com a de telemóveis, mais propriamente smartphones.

novo feed noticias facebook 2014

5. Alterações nas Páginas de Empresas

A nível das páginas de Facebook para empresas, desde Março de 2014 a timeline vai vai ao encontro do look&feel do feed de notícias, coluna da esquerda tem a informação principal do negócio, mapa, horário de funcionamento, telefone, site, fotos e vídeos, as principais ferramentas de administração destacam-se à direita e existe uma ferramenta adicional que permite comparar a sua empresa à dos seus concorrentes no facebook: ‘Páginas a Acompanhar’, ou ‘Pages to Watch’.

Vantagens

As alterações foram mínimas, mas feitas a pensar na melhor administração da página e em facilitar o acesso às principais informações da empresa aos utilizadores.

 

6. Novo visual para os anúncios Facebook

Em Abril de 2014 o Facebook contou com uma ‘pequena-grande’ mudança nos anúncios da coluna da direita do Newsfeed. Menos anúncios no feed de notícias, mas Anúncios maiores!

Conheça as guidelines aconselhadas para cada tipo de Publicidade no Facebook, a nível de dimensões de imagem, texto e outras limitações.

Vantagens

Melhor visibilidade para os utilizadores, que resultará em mais envolvimento e maior conversão. Para os anunciantes outra vantagem está na altura da criação pois as proporções são idênticas às das imagens do Feed de Notícias.

dimensoes anuncios facebook 2014

7. Páginas Empresariais de Restaurantes com novidade

Desde Maio de 2014, se tiver uma Página empresarial criada como categoria ‘Negócio Local’ e subcategoria ‘Restaurante/Café’, pode adicionar uma Ementa do seu estabelecimento em formato PDF no módulo ‘Sobre’ da sua página.

Vantagens

Aqui a vantagem é óbvia – para os Restaurantes esta funcionalidade permite ao cliente conhecer mais de imediato, e sem sair do facebook, a Carta e preços do estabelecimento, o que pode aumentar a conversão na página (marcações de mesa, etc).

 

8. Anúncios Multi-Produtos

Em Junho de 2014 começou a ser permitido a apresentação de um anúncio que pode comportar até 3 produtos de 1 só vez, cada um com imagem própria, descrição e click target.

Vantagens

Pode-se criar um ‘mini-showcase’ com um carrousel que apele a diferentes tipos de utilizadores, consoante os produtos. É uma boa oportunidade para empresas que se focam em Ecommerce no Facebook verificarem se têm aqui um modo de aumentar conversões e baixar o CPA (custo por aquisição).

anuncios facebook multiprodutos 2014

9. Novas Ferramentas para Promover Eventos

Antes de Setembro de 2014 apenas se podiam visualizar anúncios de promoções de eventos na coluna da direita do desktop, mas a partir dessa altura as empresas passaram a poder promover eventos ou promoções no Feed de Notícias, em desktop e Mobile.

Vantagens

Potencialmente poderá aumentar o alcance das promoções da sua empresa, dado que 30% das adesões a promoções são geradas por estes anúncios e pode converter bem  sobretudo a nível local,  já que esta nova possibilidade também passa no feed de notícias em dispositivos móveis.

 

10.  Actualização ao Algoritmo: controlo de SPAM

Mais ou menos a meio do ano o Facebook implementou mais uma alteração no feed de notícias para diminuir o SPAM. Esta alteração teve 3 principais objectivos:

  • Like-baiting – pedidos explícitos de Likes, Comentários e Shares
  • Conteúdo que circula repetidamente – vídeos, fotos e links que são partilhados e repartilhados vezes sem fim
  • Spammy links – links que incluem linguagem ‘enganosa’ que  leva o utilizador a clicar

Vantagens

Mais que propriamente vantagens, aqui o importante a reter são as boas práticas para não partilhar conteúdo deste tipo:

  • Os posts devem ter mensagens call-to-action, ou seja, que levem à acção, sem ter de recorrer aos pedidos de Likes, mas recorrendo ao valor real de determinado conteúdo para o utlilizador
  • O conteúdo deve ser original e ir de encontro aos interesses do utilizador: cada vez mais o Facebook valoriza o que ele chama de ‘Original Content Creators’
  • Os links devem trazer valor real para os  seus seguidores e fãs

 

11. Funcionalidade ‘Salvar’ no Facebook

Em qualquer local da Internet temos a possibilidade de adicionar páginas aos Bookmarks do nosso Browser, ou ao que chamamos, Favoritos, assim como em várias plataformas online. Agora o Facebook também tem a sua ‘zona de favoritos’ e permite a cada um de nós salvar um post para ver mais tarde.

Vantagens

Sobretudo para quem acede em mobilidade, ou seja, quem está a ir a Facebook num smarthphone ou outro dispositivo móvel, tem dificuldade em ler tudo o que lhe interessa no momento. Esta funcionalidade vai permitir ao utilizador não perder conteúdo de interesse. Para as empresas isto permite uma exposição adicional, até porque o Facebook posteriormente, mostra estes posts guardados esporadicamente no Newsfeed para que não fiquem esquecidos.

 

12. Possibilidade de Pesquisar por Posts

Salvámos o melhor para o fim: a possiblidade de agora poder pesquisar pelo conteúdo de um post. No entanto, infelizmente esta é mais uma funcionalidade com limitações, neste caso a limitação é o idioma escolhido. Se tiver o seu Facebook em Português não conseguirá utilizar esta nova funcionalidade de pesquisa, mas se utilizar a versão ‘English US’ já o conseguirá, mesmo estando em Portugal.

Vantagens

Já há algum tempo eram notórias as limitações na ‘Graph Search’, no algoritmo de pesquisa anterior do Facebook, que pouco permitia pesquisar a nível de conteúdo e a nível local. A questão da pesquisa local, ainda não tem uma solução adequada, porém, no que toca a pesquisa de conteúdo, esta melhoria vem permitir a possibilidade de ver conteúdo de posts que já vimos anteriormente.

Se tem o seu Facebook na versão em English US experimente agora esta funcionalidade do Facebook Search.

facebooksearch1

Por fim resta-nos desejar Boas Entradas, até porque em 2015 as Páginas Amarelas já vão entrar com o pé direito, a falar das principais tendências para o Novo Ano de 2015, a nível de Marketing Digital.

Não perca este primeiro artigo do ano!

 Fonte de Imagens: Facebook

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