ClickSummit 2015: Resumindo e Marketindo!

ClickSummit 2015: Resumindo e ‘Marketindo’!

A ClicksSummit já nos habituou, na  1ª edição, a uma panóplia de boas palestras, conteúdos de excelência e referências indiscutíveis  no mundo do Marketing Digital,  como Marco Gouveia, Ana Mendes, Virgínia Coutinho,  Paulo Morais, entre outros. Este ano, a 2ª edição da Clicksummit não foi exceção, por isso queremos partilhar com todos os que não tiveram oportunidade de participar, os principais pontos a reter desta maratona de conhecimento online que tivemos a sorte de presenciar!

Clicksummit – mais que um evento uma fonte de conhecimento

O ClickSummit 2015 foi um evento focado no Marketing e Vendas Online e teve presente oradores de Portugal e Brasil, das mais diversas áreas e com diferentes skills no digital.

De um modo muito resumido foram abordados temas em torno do funil de vendas digital e o processo de compra do cliente, da importância do Inbound Marketing, do papel das redes sociais e a importância da medição de retorno neste meio, assim como dos modelos de negócios e a tecnologia necessária na atração de visitas e conversão de potenciais clientes.

O evento, de 2 a 6 de julho, teve 5 dias intensos de conhecimento e aprendizagem nestas áreas, e as Páginas Amarelas teve a oportunidade de estar presente todos os dias e na maior parte das palestras. Dito isto, passamos então a partilhar convosco alguns dos principais pontos que foram focados no Clicksummit deste ano.

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Dia 1: O dia do Arranque

Com o fundador do eventos ClickSummit, Frederico Carvalho, começámos logo com chave de ouro, falando de estratégias para transformar cliques em clientes.

Tendo em conta 3 áreas estratégicas mais importantes de um negócio online – tráfego, engagement e conversão – o Frederico mostrou os 7 passos essenciais no processo de compra online e uma coisa ficou clara, consoante o estágio dos nossos potenciais clientes a nossa abordagem e comunicação tem de ser diferente, e aqui começou a ser cada vez mais notória a importância crescente do Inbound Marketing, algo que vemos ser transversal no discurso de vários oradores nas palestras seguintes.

Ficámos também aqui com algumas ideias de estatísticas relativamente a compras online, em que se revela que as Viagens e Turismo estão no topo de produtos mais vendidos online com 17% de representação neste mercado. Se está a ler este artigo e tem uma empresa na área de Turismo, aconselhamos vivamente a ler de seguida o artigo sobre a importância de investir online nas Férias do Verão.

O dia continua com Enor Paiano a falar-nos da importância de uma boa estratégia e segmentação de display num ambiente premium e com Hugo Pascoal, da E-goi, a elucidar-nos da relevância do Mobile Marketing numa estratégia relacional, evidenciando as diferenças entre o bom e mau no email marketing e entre o sms tradicional e smart sms.

A tarde começa com Bruno Amaral com as 5 melhores fontes de venda:

  1. Pesquisa Orgânica (SEO)
  2. Tráfego pago (PPC) e Campanhas
  3. E-mail Marketing
  4. Afiliados
  5. Social, Referências e Blogging

Fica ainda reforçada a extrema importância da medição de retorno e do papel do Google Analytics neste âmbito, assim como dicas sobre a medição avancada nesta plataforma e a possibilidade de sincronização desta com outras plataformas Google, tais como o AdWords e o Google Search Console, antes denominado de Webmaster tool.

O dia acaba com Instagram, Marketing Político Digital e Social Media para o sucesso em relações públicas!

Dia 2: a caminho do E-Commerce

A manhã foi focada em Display, além da importância de definir bem os objetivos e consequente escolha de formatos de banners, o focus esteve na sua crescente relevância a nível de investimento devido ao aumento de publicidade  em vídeo, mobile e social, e a atenção a novas tendências com  os novos formatos mais interativos de reach-media e com características cada vez mais inovadoras.

Pela tarde começou-se com Google AdWords,  abriu-se caminho  para o E-Commerce  e para a sua conjugação com as redes sociais, nomeadamente o uso do Pinterest na estratégia de divulgação de E-Commerce. Ainda de realçar a palestra que abordou técnicas de retargeting e a sua relevância para atingir os reais potenciais consumidores de uma marca ou produto.

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Dia 3: Das Conversões ao Facebook  

Neste dia focámos a nossa atenção na tarde e tivemos a oportunidades de assistir ao João Barros a falar  de dicas para aumentar taxas de conversão. Em artigos mais adiante, nós mesmos, aqui no blog das Páginas Amarelas, iremos abordar o tema dos leads e conversões, mas para já fica já aqui o cheirinho com esta palestra da Clicksummit. Começando pelos motivos que podem baixar  taxas de conversão, o João apresentou logo de seguida as soluções, que conclusivamente passavam por  traçar objetivos, colocar-se no lugar do cliente, ser direto e rápido a captar a atenção do potencial cliente.

Mais tarde tivemos a sorte de ter a presença de Judit Takács que veio ‘conversar’ sobre Facebook e em como aborrecer menos um ‘facebookiano’ com anúncios.

Começando por estabelecer uma diferença importante entre Publicidade no Facebook e Publicidade em AdWords:

facebook vs adwords_clicksummit

Passando pelas falhas que podem haver na não adequação do público-alvo, na landing page não consistente com o anúncio ou até na mensagem comercial e criatividades.  Judit conclui com a importância de construir Custom Audiences, ou públicos personalizados, para melhor adequar o target real de um produto, a relevância do remarketing na conversão de um potencial cliente e da combinação do email marketing com reforço de mensagem através de anúncios no facebook, isto tudo tendo em conta que monitorizar é sempre essencial.

Por terminar este dia em grande, reforçámos os nossos conhecimentos com Heitor Fox a aplicar Neuromarketing aos negócios, em que na estratégia de comunicação devemos destacar, convencer e conquistar, e com Will Tannin a fazer um plano de SEO aplicado ao E-Commerce.

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Dia 4: Social for everyone

Devido à crescente importância das redes  sociais no marketing online, dedicámos a nossa atenção neste dia às palestras relacionadas com social media, começando com a Ana Tex e o Instagram para negócios. Aqui ficámos a conhecer  a crescente popularidade do Instagram e como a sua aplicação aos negócios ajuda uma marca a sobressair  e a conseguir Share of Mind. Por fim a Ana indicou uma lista de estratégias ninjas a utilizar das quais constam a utilização de hashtags, de fotos com qualidade profissional, seguir pessoas que sejam influenciadores de opinião, reposts de stakeholders e monitorização.

Demos ainda um sneek peak na palestra de Daniel Pereira sobre SEO e o Novo Paradigma de Tráfego vs Conversão. Daniel fez questão de frisar que o SEO está bem vivo e apenas mudou, e que cada vez mais o UGC (User Generated Content) ganha importância na premissa ‘O Conteúdo é Rei’! Isto é, o nosso conteúdo realmente é rei, mas o dos nossos utilizadores ainda mais, pois representa uma arma a nosso favor ou contra nós.  Reforçou ainda a importância de perceber que que Search Engine Marketing (SEM) não é Search Engine Advertising (SEA), mas a soma desta com SEO (Search Engine Optimization) como já mencionámos em alguns artigos atrás sobre Marketing para Motores de Busca. Por fim, e não menos importante, Daniel mostra a o valor acrescentado do Inbound Marketing sobre o Outbound.

Por fim estivemos na companhia de Helena Dias que nos levou numa viagem planeada de uma Campanha de Digital Content, mais uma vez o Inbound Marketing sempre presente!

A reter ficam 10 passos:

  • Definir Objectivos
  • Identifcar Personas
  • Desenvolver mensagens chave
  • Desenvolver histórias
  • Seleccionar canais
  • Confirmar recursos e processos de trabalho
  • Criar conteúdos
  • Otimizar para motores de busca
  • Distribuir conteúdos
  • Ouvir, responder, monitorizar, medir e reagir

Dia 5: O Último Dia

No último dia do Clicksummit 2015 chegámos a outras redes sociais, aprendemos sobre marketing desportivo, sobre video marketing e big data.

Desde da importância das marcas estarem no Twitter, nem que seja apenas para OUVIR o que se fala sobre elas, pois existe mais de 1 milhão de contas Twitter só em Portugal,  à componente emocional no marketing desportivo,  onde as redes sociais têm uma papel essencial pois geram milhões e interações neste âmbito, passando pelos eixos de comunicação aliados a uma fun experience desportiva com extensões de produto que podem ser desenvolvidas nos estádios. Outro exemplo é o alargamento do desporto ao e-gaming.

Priscilla Saldanha apresenta-nos o Vídeo Marketing como o novo braço estratégico no Marketing Digital e demonstra a importância do SEO para o vídeo e do mesmo ser efectuado por canal.  Já Luis Moniz, mencionando a crescente tendência da ‘Internet of Things’, tão falada pela Google, e fornece as 7 métricas essenciais em Big Data:

  1. Unique Visitors
  2. Bounce Rate
  3. New/return visitors
  4. Conversão
  5. Aplause Rate (Taxa de Aplauso)
  6. Conversation Rate (Taxa de Conversação)
  7. Amplification Rate (Taxa de Amplificação)

Estas  últimas 3 métricas, também serão aprofundadas por nós em artigos futuros, no âmbito das redes sociais, mais directamente relacionadas com o facebook marketing e gestão de páginas facebook.

O que retemos desta conferência de Marketing e Vendas Online?

Gostaríamos de ficar indefinidamente a falar sobre estas e outras valiosas palestras do Clicksummit, mas o Marketing Digital está em constante mutação, e o que este ano foi falado nesta conferência, poderá para o ano sofrer grandes mudanças.

Importa reter que, no momento é claro e transversal ao discurso de todas estas referências no mundo digital, a saturação do mercado digital deu lugar no pódio ao Inbound Marketing.

Por enquanto ficamos à espera, ansiosamente, do próximo ano, e entretanto continuaremos a trabalhar para nos mantermos sempre atualizados às tendências do Digital.

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