Regresso às Aulas 2015: Oportunidades de vendas para empresas

Regresso às Aulas: Guia de Oportunidades para as empresas!

O Regresso às Aulas chega ao setor empresarial, quando  percebemos que ‘aprender ‘ passa por saber que o início do novo ano letivo escolar cria oportunidades de vendas online para muitas empresas.

Imediatamente depois das férias, ou até em simultâneo, os pais começam a preparar a lista de compras necessárias para que não falte nada no regresso à escola dos seus filhos. E até mesmo estes aproveitam os saldos de verão para começar a pensar no novo guarda roupa para entrar em grande estilo no novo ano.

Assim como, nas Férias de verão, se reconheceram diversas oportunidades para empresas no setor de Turismo, no Regresso às Aulas não é diferente: quem tem negócios relacionados com este setor, pode verificar um grande crescimento no seu volume de vendas nesta altura.

 

Como perceber se devo destacar a minha empresa no Regresso  às Aulas?

Existem 2  questões que se devem perguntar:

  1. As pessoas estão à procura dos meus produtos ou categoria de produtos/serviços?
  2. Qual a real intenção de compra e quando é que ela acontece?

#1 – Tendências de Pesquisa

Antes dos consumidores comprarem eles pesquisam e comparam serviços, por isso é importante dar-se a conhecer neste momento crucial em que pode ficar no ‘Share-of-mind’ dos potenciais clientes, ou seja, em que deve ser lembrado.

No ano passado verificou-se um aumento de interesse de 14% em pesquisas relacionadas com o regresso às aulas, em agosto. Dentro desta tendência mais genérica, existem pesquisas específicas relacionadas com o início da escola, que podem representar inúmeras oportunidades de venda em diversos setores.

Tipos de Empresas que se devem destacar na época de regresso às aulas:

  • Papelarias
  • Supermercados
  • Livrarias
  • Lojas de tecnologias e informática
  • Lojas de telecomunicações
  • Escolas, Colégios e Universidades
  • Centros de Explicação
  • Setor Imobiliário

Tipo de pesquisas efetuadas nos motores de busca:

  1. Material Escolar: livros escolares, mochilas, cadernos, manuais escolares
  2. Alojamento: quartos para alugar, apartamentos
  3. Comunidade e instituição escolar: universidades, estudantes, professores, explicação, matrículas

Top  8 Localizações onde as pessoas mais pesquisam:

Sobretudo nos grandes polos urbanos e nos polos universitários, tais como:

  1. Porto
  2. Lisboa
  3. Braga
  4. Aveiro
  5. Leiria
  6. Coimbra
  7. Faro
  8. Setúbal

#2 – Intenção de Compra

As pessoas cada vez mais avaliam as suas decisões de compra no momento que estão prestes a fazê-las, por isso é importante as empresas perceberem o processo de compra online, para estarem no momento certo, à hora certa, com o produto certo. Veja aqui os pontos essenciais a reter para conseguir um aumento de retorno nesta época:

regresso as aulas 2015_oportunidades venda empresas

Faça download grátis deste infográfico, que resume os dados de intenção de compra no Regresso às Aulas.(Depois de clicar no botão, clique no botão do lado direito e escolha a opção 'Salvar Imagem como..')

download infográfico regresso as aulas b2b

4 Passos para conseguir vendas online no regresso às aulas:

  1. Identifique o seu público-alvo, as suas fases de compra e comunique para eles
  2. Perceba as necessidades dos potenciais clientes e mostre a sua solução para o problema deles
  3. Contextualize a informação ao nível de produto, local, e tudo o que possa ter valor acrescentado para o cliente ou percepção de benefício
  4. Meça os resultados e faça ajustes necessários

Quem quer realmente comprar o quê no regresso à escola?

  • Crianças, adolescentes ou jovens adultos são os consumidores, mas os decisores e compradores, muitas das vezes, são os pais ou avós
  • Nem só das crianças vive o regresso ás aulas, professores, instituições escolares, centros de formação e estudos,  são também consumidores e compradores nesta altura

Baseie-se em factos, como por exemplo, estudos de mercado que mostrem a real intenção de compra, como este da Cetelem, de 2014, dos quais podemos mostrar os pontos cruciais:

  • 26% dos pais têm filhos em idade escolar
  • 41% pretendem comprar material escolar num único momento enquanto que 57% pretende fazê-lo ao longo do ano
  • O nº de compra de livros escolares em 2ª mão subiu em 18% em relação ao ano anterior
  • Os principais locais de compras de materiais escolares são as papelarias e hipermercados
  • A internet já representa 22% dos locais de compra
  • As principais categorias nas quais houve intenção de compra no regresso às aulas são: vestuário e calçado, equipamento e artigos de desporto
  • Telemóveis e computadores representam 23% dos artigos onde houve maior intenção de compra
  • 62% das pessoas não pensaram gastar mais do que 500€ no regresso às aulas

Dados como estes ajudam as empresas a organizar a sua estratégia para se destacarem na altura do regresso às aulas.

E agora que sei que devo destacar o meu negócio, como o faço?

Existem empresas em áreas de atividade, como por exemplo, os grandes hipermercados, que podem fazer uma estratégia de marketing massiva nesta altura, destacando o negócio através de um plano blended de marketing tradicional e online. Mas tendo em conta que muitos das empresas constituintes do país são PME’s, como pode ser o caso da sua, e sabendo que um dos nichos onde os potenciais clientes têm intenção de compra é a internet, este pode ser o meio onde melhor pode alavancar a sua estratégia com custos mais controlados e com medição concreta de resultados.

Se quer realmente seguir as tendências e ter um lugar primordial online deve sobressair da sua concorrência, e para isso deve estar presente onde ela está e onde está o seu público-alvo.

Onde estão os meus potenciais cliente?

  1. Nos Motores de Busca – O Google é onde praticamente todos os portugueses vão pesquisar, por isso não pode deixar de estar destacado na 1ª página deste motor de pesquisa, com um anúncio Google AdWords, até porque 51% dos utilizadores pesquisam online antes de fazer uma compra
  2. No Facebook – A maior rede social do mundo tem 5,2 milhões de utilizadores em Portugal, dos quais 71% seguem marcas, por isso não pode deixar de marcar aqui a sua presença,  tanto com uma página profissional como com publicidade destacada no feed de notícias, até porque a sua concorrência também está lá – 39% das empresas
  3. Nos Websites – mas nada disto conta se não tiver um site profissional. Seria como distribuir folhetos publicitários dos seus produtos, sem ter uma loja ou uma sede da sua empresa. O site é a sua loja, a sua morada, a sua montra, onde todas as outras suas presenças devem convergir. Das empresas portuguesas que têm presença na internet, 60% têm um website, logo.. mais uma vez quer perder terreno para a sua concorrência?
  4. A ver Vídeos e Catálogos – os conteúdos interativos permitem diferenciar-se dos seus concorrentes de modo a conseguir ganhar o seu lugar na mente do consumidor. Quando o mercado é feroz e a concorrência é muita, o ideal é conseguir espelhar as suas soluções de modo criativo e inovador. Não é por acaso que 81% dos ultizadores de internet assistem a vídeos num site de vídeos ou aplicação, e 40% nas redes sociais.

 

Quem o pode ajudar a regressar às aulas em grande?

De nada adianta estar na internet por estar, porque aí, em vez dos custos controlados que falámos e dos resultados que pode obter, pode regressar às aulas com nota negativa!

Acreditamos que na sua empresa não há lugar para chumbos, por isso, assim com um aluno que quer passar com boa nota no exame de matemática arranja um explicador, um negócio que quer resultados online deve ter um parceiro de confiança que o ajude a obter retorno.

Com experiência comprovada nos vários setores de atividade que mencionámos, as Páginas Amarelas podem ajudar o seu negócio a destacar-se com nota máxima neste regresso às aulas.

Encontre o seu lugar no quadro de honra deste ano letivo na internet, e veja as notas a aumentarem! Comece já e aqui:

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