A sua empresa está a tirar partido do Facebook?

A sua empresa está a tirar partido do Facebook?

6 erros que a sua empresa pode estar a cometer no facebook

Depois de apresentar as razões pelas quais as empresas devem estar nas Redes Sociais e perceber que em Portugal a rede social mais utilizada é o Facebook, vem o próximo passo: saber como a sua empresa deve estar e tirar partido dos benefícios desta rede social.

Por isso, neste artigo iremos apontar os principais erros que as empresas muitas vezes cometem no Facebook e, por outro lado, mostrar quais as boas práticas que irão ser determinantes para o sucesso do seu negócio nesta rede social, ao ter em conta uma estratégia combinada entre gestão de páginas e gestão de anúncios de Facebook.

Em Portugal, atualmente há 5,2 milhões de utilizadores ativos no Facebook e as empresas têm cada vez mais consciência que é aí que estão os seus clientes e potenciais clientes, apostando na sua presença nesta rede social. Mas, muitas vezes, pode não haver resultados ou retorno, o que pode ser consequência de erros gerados por falta de experiência ou de tempo para a Gestão de Redes Sociais.

Então, estará realmente a sua empresa a tirar partido do Facebook? Apresentamos-lhe a check-list dos erros mais comuns para testar se a sua empresa está adaptada à realidade ‘facebookiana’ empresarial!

6 erros mais comuns que as empresas cometem na sua presença no Facebook

#1 – Criação de Perfil Pessoal em vez de Página Empresarial

Por falta de conhecimento do tipo de páginas existentes, as empresas caem, muitas vezes, no erro de criar uma página de perfil em vez de uma página de empresa. Os perfis pessoais são, como o próprio nome indica, perfis de indivíduos e pessoas particulares, enquanto as páginas de empresas têm especificidades próprias, mais indicadas para os negócios.

#2 – Falta de Estratégia

Outro grande erro consiste na decisão de criar a página da sua empresa sem qualquer tipo de estratégia definida, tendo em conta os seus objetivos e público-alvo. Deve haver um plano de ação e interação com os utilizadores que contemple uma gestão combinada entre a presença orgânica (gestão de página empresarial no Facebook) e a presença paga (publicidade no Facebook).

#3 – Fraca Identidade Visual

A imagem transmitida no Facebook deve ser uma imagem de qualidade e coerente, refletindo a identidade da marca, por um lado, e conjugando, por outro, elementos ‘fun’ e que captem a atenção dos utilizadores: tipo de letra, tipo de cor, “visual storytelling”. Esta identidade visual deve igualmente estabelecer uma ligação lógica entre o grafismo e publicações da sua página e e os seus anúncios.

#4 – Discurso meramente comercial

Ao encarar o Facebook como mais um veículo de venda, muitas empresas acabam por cair no erro de divulgar apenas os seus produtos/serviços. O Facebook é uma rede social, logo o objetivo é… socializar! Primeiro temos de criar uma relação com os utilizadores. Se não partilharmos conteúdo de interesse relevante para estes, eles também não terão interesse em ver os nossos produtos ou serviços. É importante ter sempre presente na nossa mente a regra dos conteúdos comerciais vs. conteudos relevantes para o utilzador, em que o comercial nunca deve ser superior a 40% e o de interesse social nunca deve ser inferior a 60%. O conteúdo comercial também só será potenciado se for devidamente analisado. Se há posts que estão a gerar interesse no utilizador, as empresas deveriam amplificá-los e apostar em posts patrocinados.

#5 – Conteúdos desatualizados

Não basta criar uma página, há que alimentá-la e mantê-la viva. Muitas vezes, por falta de tempo e até de planeamento, muitas empresas acabam por não partilhar conteúdos com regularidade, fazendo a própria página cair no esquecimento. Se você próprio se esqueceu da sua página, acha que os utilizadores se vão lembrar que lá está? Comunicação em redes sociais é comunicação em tempo real! Ao contrário de um website, o ciclo de vida das publicações no Facebook é de horas.

#6 – Falta de interação com os fãs

Como dissemos anteriormente, deve ser construído um relacionamento com os utilizadores e, com isto, queremos dizer que deve haver interação com estes. Se alguém comenta algum post ou envia alguma mensagem, devemos responder com a máxima prontidão possível. Se um cliente fosse à sua loja e colocasse uma questão, ignorava-o? Não! No Facebook a sua postura deverá ser igual, aquele foi o meio de comunicação escolhido pelo utilizador para falar consigo. Se não tiver feedback, sentirá que a empresa não está preocupada com as suas opiniões ou necessidades, ou seja, não está interessada naquele “cliente”.

Gerir redes sociais não é fácil e exige um esforço e empenhos contínuos para conseguir usufruir das suas potencialidades. Se a sua empresa está a cometer um ou mais dos acima enumerados, isto significa que está a perder oportunidades de obter mais retorno e que deveria pensar em investir em especialistas para gerir a sua presença no Facebook.

Como não somos do tipo de ‘só apontar o dedo’, além dos erros apresentamo-vos as soluções. Encarem isto como um género de respostas certas às perguntas que erraram num teste.

Como pode o Facebook beneficiar o seu negócio?

#1 – Criar conteúdo otimizado para SMO e SEO

Smo, ou Social Media Optimization, consiste na otimização do conteúdo, tendo em conta o algoritmo da rede social em que se encontra, neste caso, otimização do conteúdo para o Facebook. SEO consiste exatamente no mesmo, mas para motores de busca, como o Google. Assim sendo, quando cria conteúdo tem de ter em conta, não só o tipo de conteúdo que o facebook mais valoriza para melhorar o seu ranking no feed de notícias como as palavras-chave que utiliza no título e informações da página, pois estas são indexadas pelos motores de busca. Só isto pode ajudar a aumentar significativamente o seu tráfego e exposição ao seu conteúdo.

#2 – Gerar tráfego para o seu website

Em outros artigos já falámos de SEO offpage e onpage. O Facebook é um ótimo veículo de SEO offpage, ao gerar backlinks nos posts orgânicos e também através de anúncios (Facebook Ads) que apontam para o seu site. Assim, não só ganha visitas no seu site, como sobe no ranking no Google, melhorando o SEO offpage.

#3 – Promover, Divulgar e Vender tudo num só local

Todas as funcionalidades do Facebook são como “terreno a desbravar”. Explore e aproveite todas as possibilidades de divulgar novidades, de suscitar o interesse dos utilizadores em conhecer mais sobre um produto, uma promoção, de participar num evento, de adquirir ofertas especiais. Mas, faça-o de forma integrada, aproveitando todos os seus recursos, como por exemplo a sua capa de página, com botão CTA (call-to-action), publicações orgânicas e anúncios de Facebook com diferentes objetivos. Entraremos em mais detalhes sobre cada uma destas funções nos próximos artigos, nos quais mostraremos com maior detalhe estas potencialidades tanto ao nível de gestão orgânica da página empresarial, como ao nível do tipo de anúncios de Facebook que deverá escolher consoante os seus objetivos.

#4 – Criar Apps Personalizadas para atingir os seus objetivos

Crie separadores personalizados (tabs) que vão ao encontro dos objetivos comerciais da sua empresa: subscrição de newsletters; divulgação de eventos; marcações online, ou desenvolva apps que o ajudem a criar passatempos, concursos, e até a vender online, com soluções de e-Commerce.

#5 – Alcançar o seu público-alvo

O Facebook, apesar de ser uma plataforma de massas, tem um trunfo sobre outras plataformas online – a sua elevada capacidade de segmentação. Qualquer que seja o seu setor de atividade, é possível filtrar a sua comunicação para o seu publico-alvo, tendo em conta o seu real interesse para o seu negocio. Não fale para o boneco nem desperdice investimento em publicidade pouco eficaz e vá ao encontro do seu target, através de publicações orgânicas para os utilizadores que já o seguem (atuais fãs), combinadas com gestão paga (Facebook Ads) para alcançar apenas quem possa ter interesse nos seus produtos e serviços.

Facebook empresas - erros e vantagens de gestão de página profissional

 

Concluindo, o Facebook é um mundo de possibilidades mas, a falta de tempo e dedicação para explorá-las podem levá-lo a cometer os erros atrás enumerados – não saber como criar uma página empresarial de sucesso nem como aproveitar os benefícios de uma gestão orgânica combinada com uma presença publicitária no Facebook. Possibilidades que abordaremos com maior pormenor nos próximos artigos.

Concluimos reforçando que, antes de pensar na sua estratégia no facebook, tem de pensar numa estratégia completa que abranja uma presença na web consolidada.
Então, pare e olhe para a sua presença online e veja se consegue responder a estas 3 questões positivamente: Tem um website profissional? Está-se a destacar da concorrência no Google? Precisa de trabalhar a relação com os seus clientes? Se ainda não conseguiu está na hora de conseguir. Conheça a solução completa a baixo custo que temos para a sua empresa!

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