Sessão Google e Páginas Amarelas: “The Future is Now”

Tendências Google: o futuro da sua empresa é agora!

A semana passada foi marcada pelo encontro de parceiros: Páginas Amarelas e Google! Sob o mote “The Future is Now” (O Futuro é agora), estivemos numa sessão com o Web Analytics Consultant da Google, João Nunes, que traçou o perfil atual do consumidor português, apresentou algumas mudanças tecnológicas e comportamentais que já se estão a refletir nos negócios atualmente e as tendências daqui para a frente.

PA_Google

 

Todos estes inputs vieram reforçar o nosso know-how e expertise, permitindo-nos compreender o que os consumidores realmente procuram e aplicar de forma eficaz as boas práticas em Google AdWords que em tempo já abordámos. A combinação essencial para continuarmos a ser o parceiro de confiança dos nossos clientes, potenciando os seus negócios. Curioso?

 

4 Fatores essenciais que vão determinar o sucesso do seu negócio

#1 – Tecnologia

O primeiro grande fator é a tecnologia e os passos gigantes que estão a ser dados neste sentido. Comecemos pelo panorama global: sabia que atualmente há 2 biliões de pessoas no mundo ligadas à internet e que se espera que em 2020 este número passe para os 5 biliões? Estamos cada vez mais próximos daquela que tem sido uma luta de décadas, da tão falada sociedade da informação, que potencia um desenvolvimento tecnológico independente e autónomo, sem necessitar da intervenção do Homem.

Partilhamos alguns dos exemplos de novas tecnologias, gadgets e invenções em que o google já está à frente e que vêm mudar toda a nossa forma de estar enquanto pessoas, consumidores e empresários:

Agora deve estar a pensar “Ok, já ouvi falar disto tudo” ou “Isso não é novidade nenhuma, já há muitos aparelhos  que fazem mais ou menos isso”. Exato! Mas o que queremos aqui, é despertar a sua atenção para uma questão fundamental: as tecnologias digitais estão a elevar cada vez mais as expectativas do consumidor, tornando-o cada vez mais exigente e mudando também a forma como este se comporta. E, isso leva-nos ao segundo fator a ter em conta no seu negócio – as pessoas.

#2 – Pessoas

As pessoas não querem perder tempo, estão sempre ligadas à internet, recorrendo cada vez mais aos dispositivos móveis para aceder a informação em qualquer lado a qualquer altura, para consultar e-mails, falar com os amigos, partilhar nas redes sociais…

As pesquisas são feitas no momento, incentivadas por necessidades do imediato. O consumidor já não espera para chegar ao trabalho ou a casa e procurar algo na internet, a procura e pesquisa já são feitas por impulso.


 “75% dos portugueses procura informações sobre produtos online”


Isto mostra que estamos na era do imediato, na era que vive de pequenos momentos que ocorrem no dia a dia das pessoas, os chamados micro-momentos. E, é nesses micro-momentos que residem as oportunidades de colocar o seu negócio no “coração” dos seus clientes, estando presente no exato momento em que estes estão à procura de respostas às suas necessidades.
Veja aqui o vídeo que lhe vai permitir perceber concretamente o que são estes micro-momentos e de que forma a sua empresa pode e deve entrar na vida dos seus clientes!

#3 – Negócios

As novas tecnologias afetam a forma como o consumidor se comporta, mas também obviamente afetam os negócios e as empresas. Neste momento, esta transformação digital está a criar desafios únicos aos gestores e líderes das empresas, que se deparam com o aparecimento de novos modelos de negócio que, apesar de serem altamente disruptivos, são bem sucedidos porque agora há uma distância muito mais reduzida entre a conceção/ideia e a possibilidade de desenvolvê-la, devido à facilidade e oferta de soluções tecnológicas. Dois exemplos próximos são empresas como o Spotify e a Uber, que oferecem aquilo que os clientes procuram: facilidade, comodidade e TEMPO!
E depois destes fatores acima descritos, falta então entrar no último, mas não menos importante, fator – o consumidor português.

#4 – Os Portugueses

Tendo em conta todo estes cenários, então como é que o nosso mercado se está a comportar? Como era de esperar, os portugueses estão a acompanhar e são recetivos às tendências das novas tecnologias. Tanto são, que estão ao nível de países como os Estados Unidos e o Reino Unido mas, como palavras só não chegam, o que interessa para nós são os factos.


 “57% dos portugueses têm smartphone”


O comportamento de pesquisa online e de utilização da internet em qualquer altura e local aplica-se também ao cenário nacional, pelo que a estratégia das empresas portuguesas se deve centrar nisso mesmo. Perceber que os seus atuais e potenciais clientes estão online, em qualquer momento do seu dia e que procuram respostas imediatas às suas necessidades.


 “54% dos portugueses estão online enquanto vêem televisão”


Porque o futuro é… agora!

Lembra-se de falarmos atrás nos micro-momentos? Pois então é nisso que a sua empresa terá de se concentrar. Cada vez mais são os pequenos momentos que importam no dia a dia das pessoas e é nessas alturas que as expectativas dos consumidores são ainda mais elevadas:

  • no dia a dia;
  • no aniversário do melhor amigo;
  • no dia do nascimento de um filho;
  • nas férias que esperamos o ano inteiro;
  • no natal que reúne a família.

Comece por aí mesmo, por detetar os micro-momentos que vão ser o momento alto da sua empresa! Como? Pense no agora, como se pode antecipar e entrar na vida dos seus clientes! Aproximam-se micro-momentos importantes na vida dos portugueses que, sem querer (ou não), até já o referimos: o Natal, altura em que pensamos em:

  • preparar a consoada em família;
  • comprar uma nova árvore de natal porque a que temos está muito velha;
  • procurar o presente ideal para a “cara metade”;
  • reservar o restaurante para o jantar de natal com os amigos…

Então, que melhor altura para “atacar” que agora? Sim, o Natal é só em Dezembro, mas para a sua empresa é já, porque nesta altura as pesquisas de ideias, inspirações e até as próprias compras estão a começar cada vez mais cedo de ano para ano. E não é só isso que importa saber sobre os portugueses e o Natal. Outros dados podem ser importantes para a sua empresa e para investir nas suas campanhas de natal, como saber em que tipo de estabelecimentos os portugueses pensam comprar os presentes de Natal, com que antecedência e, se preferem fazer as suas compras nas lojas físicas ou online.

Descarregue aqui o infográfico para saber porque é que a sua empresa deve então investir em campanhas este Natal!

Olhando para toda esta realidade e mudança no comportamento dos consumidores, ainda lhe restam dúvidas? Potencie o seu negócio, entre nos micro-momentos dos seus potenciais clientes, esteja na palma das suas mãos quando e onde estes precisarem de si. Invista em campanhas de Google AdWords, para se destacar da concorrência. Mas, invista com anúncios bem estruturados, com a informação relevante e direta, que vá ao encontro daquilo que as pessoas procuram, com site links, destacando as suas ofertas, os descontos de natal, os presentes perfeitos. Vai ver que este ano o Pai Natal lhe vai trazer bastante retorno para o seu negócio!

Lembre-se, os clientes valorizam o tempo que conseguem poupar para conseguir algo. Mas será que a sua empresa consegue dar essa resposta rápida, com todas as exigências do seu negócio para esta quadra festiva? Não se preocupe, nós damos-lhe o tempo que você precisa para oferecer tempo aos seus potenciais clientes!

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